10 anos sem Francisca Trindade
Neste sábado (27/07) completam 10 anos da morte da deputada Francisca Trindade e a população de Teresina reverencia sua memória, relembra trajetória política e presta homenagens. A deputada federal foi vítima de aneurisma cerebral, quando discursava para pescadores na Conferência Estadual da Pesca, no auditório do Centro de Artesanato Mestre Dezinho, no dia 27 de julho de 2003.
No bairro Água Mineral, onde residia, começou sua militância. Foi secretaria da Pastoral de Juventude do Meio Popular – PJMP da Arquidiocese de Teresina. Filiou-se ao PT em 1985. Organizou e fundou a Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Estado do Piauí (FAMCC), da qual foi presidente e diretora de habitação.
Trindade foi eleita vereadora pelo PT com 4.270 votos, à época, a mulher mais votada naquele pleito. Em 1998 Trindade elegeu-se deputada estadual com 26 mil votos. Destacou-se na Assembleia Legislativa na luta pela transparência e a moralização da administração pública.
Candidatou-se a vice prefeita na eleição municipal de Teresina, em 2000. Francisca Trindade, depois, foi eleita deputada federal com 165.190 votos.