10 curiosas pessoas do Brasil
Confira um Top 10 com brasileiros com histórias peculiares que você provavelmente não conhecia.
1. A compositora do “Parabéns pra Você”
A origem da melodia de Parabéns a Você surgiu no século 19 nos EUA. Mas aqui no Brasil até a década de 1940 era ainda cantada em inglês, foi ai que o radialista Almirante da rádio Tupi, lançou um concurso de uma letra em português para a canção. Dentre cinco mil concorrentes, a poeta de São Paulo, Bertha Celeste venceu e disse que só precisou de 5 minutos para escrever a letra. Faleceu em 1999 aos 97 anos.
2. Papai Noel Brazuca com endereço próprio
O Papai Noel do Brasil já recebeu e respondeu mais de um milhão de cartas, desde 2000, quando ganhou dos Correios um CEP exclusivo. Para se corresponder com o Papai Noel, é só colocar no destinatário da Carta: Papai Noel do Brasil e o CEP 89.990-960. As respostas são enviadas uma a uma.
3. O escritor mais prolífico do mundo
1.079 Livros é este o número impressionante que fez do paulista Ryoki Inoue, o escritor que tem mais livros publicados no mundo reconhecido pelo Guinness Book.
Ryoki formou-se em medicina em 1970 e largou-a em 1986 para tornar-se escritor.
4. Cirurgião peculiar
Uma das cirurgias mais complicadas do mundo, a separação de gêmeos siameses, teve início pelas mãos de um médico brasileiro. Eduardo Chapot Prevóst foi o primeiro cirurgião a realizar com sucesso a separação de xifópagos em 1900. Infelizmente 6 dias depois da operação Maria faleceu, já Rosalina cresceu, se casou e se desenvolveu normalmente.
5. Primeiro palhaço do Brasil
A arte de fazer as pessoas rirem, tomou seus moldes através de José Manoel Ferreira da Silva, o palhaço Polydoro, considerado o primeiro do Brasil.
Trabalhou no Circo Elias de Castro e montou seu próprio circo posteriormente. Faleceu em Santa Catarina em 1916.
6. Ladrão honesto
O imigrante italiano Amleto Gino Meneghetti, foi radicado brasileiro aos 35 anos depois de sua chegada ao País.
Apelidado pela imprensa de Gato do Telhado, devido a sua facilidade de escalar muros e andar pelas telhas, Gino só furtava dos ricos e jamais ameaçou alguém. Ficou 19 anos preso e foi enclausurado diversas outras vezes. Morreu aos 98 anos.
7. Imperador e fotógrafo
O imperador Dom Pedro II é considerado o primeiro fotógrafo do Brasil. Após tomar conhecimento do daguerreótipo, invenção capaz de capturar imagens, Pedro encomenda aparelho igual e aos 14 anos de idade se torna o primeiro fotógrafo brasileiro e foi um grande incentivador da profissão no Brasil.
8. Maior doador de sangue do Brasil
O catarinense Orestes Golanovski, foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o maior doador de sangue do Brasil e também do mundo. O recordista fez sua última doação de número 187, em junho de 2006, quando completou 65 anos e devido à lei não pode mais doar devido a sua idade. Portador do tipo sanguíneo O+, Orestes foi homenageado com um selo comemorativo dos Correios em 2010.
9. Primeira médica do Brasil
Rita Lobato Velho Lopes nasceu no Rio Grande do sul no dia 7 de junho de 1866, matriculou-se inicialmente na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, na Bahia e em 1887, tornou-se a primeira mulher brasileira e a segunda latino-americana a obter diploma de médica, após defender tese sobre a operação cesariana. Rita veio a falecer em 1954.
10. Mais jovem brasileiro milionário
O cofundador da rede social Facebook, Eduardo Saverin, possui uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões segundo a lista da Forbes de 2012. Saverin tem 30 anos e é o mais jovem bilionário do Brasil e quinto do mundo. Atualmente o empresário mora em Singapura onde investe em novas startups.
Fonte: Lista10