15% dos candidatos no Piauí não chegaram ao ensino médio

Eleições-2014Nas eleições gerais deste ano no Piauí, 387 candidatos solicitaram registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Deste total, 55, que correspondem a quase 15% dos registros, declararam não terem cursado o ensino médio. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que 9,8% revelaram ter apenas o ensino fundamental completo, 2,84% não conseguiram concluir o ensino fundamental e 1,03% revelam apenas saber ler e escrever.

De acordo com as estatísticas do TSE, a maior parte destes candidatos que não chegaram ao ensino médio concorre aos cargos de deputado federal e estadual. Dos que disputam uma vaga na Assembleia Legislativa, 11,8% encontram-se neste grupo e para a Câmara Federal este número é de 6,93%.

O dado positivo é que a maior parte dos candidatos declarou ter concluído o ensino superior. São 53,23% dos candidatos que frequentaram um curso superior e conseguiram concluir a graduação. Dos seis candidatos que disputam representar o Piauí no Senado Federal, todos declararam terem concluído o ensino superior.

Na suplência para senador, um suplente declarou possuir apenas o ensino fundamental completo e outro não conseguiu concluí-lo. Na disputa pelo governo do Estado, dos sete candidatos registrados pelo TSE, dois declararam possuir apenas o ensino médio completo e cinco concluíram o ensino superior. O governador Zé Filho (PMDB) tem o ensino médio completo e o senador Wellington Dias declarou ter o ensino superior incompleto.

Do total de candidatos registrados no TSE, 34,5% declararam terem concluído o ensino médio. Esse número é maior na disputa pelas vagas de deputado federal e estadual. O número não é definitivo, já que o sistema permanece em constante atualização, mas representa quase a totalidade dos candidatos.

Jornal O Dia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.