32 anos do PT – Esperantina faz parte desta história

Por Albano Amorim

Hoje, os petistas de Esperantina comemoram os 32 anos do PT. É com muito orgulho que eu e muitos outros valorosos companheiros e companheiras estaremospresentes por que somos parte desta história.

 

Oficialmente o Partido dos Trabalhadores nasceu em fevereiro 1980, tendo como mobilização principal a categoria de metalúrgicos da região do ABC em São Paulo, mas aqui no Nordeste e no Piauí especificamente, o movimento replicou puxado pela grande massa de trabalhadores rurais. E foi nesse contexto que Esperantina teve destaque, movimentos sociais, a Igreja, e sindicato, transformaram a política local e em 1982, o trabalhador rural – João Evangelista foi candidato a prefeito e o mais votado, não fosse a mudança na legislação eleitoral que permitiu a soma dos votos dos partidos ARENA 1 e ARENA 2, Esperantina teria sido a primeira prefeitura do PT no Piauí.  Mas o resultado foi considerado um fenômeno, o PT elegeu 3 vereadores: Chaguinha da Viola, Maria Alice e José Carvalho.

 

Nestes 32 anos de PT, Esperantina mostrou bons exemplos: No Legislativo empregamos a discussão pública sobre as ações dos vereadores, abrimos as portas da Câmara para os cidadãos, tornamos corriqueira a boa prática da fiscalização. Na administração, viemos para quebrar preconceitos, para incluir mais socialmente, para construir mais e melhor. Mas também aprendemos, aprendemos a aceitar que não somos os donos da verdade e que sozinhos não mudaríamos para melhor a vida de nossa gente.

 

Nestas 3 décadas, elegemos dois presidentes, um governador, um senador, deputados federais estaduais, vereadores e construímos a possiblidade de conduzir os destinos de nossa cidade. Tudo isso graças à perseverança, ao companheirismo, à ousadia de sonhar e à capacidade de esperar o tempo certo para colher o que foi plantado. As ações e obras podem ser vistas, e mesmo diante das perseguições, o PT segue firme, e tem da população a confiança necessária para continuar, para construir cidadania com melhor qualidade de vida para todos. É gratificante saber que Esperantina faz parte desses 32 anos de construção da democracia no Brasil e em Esperantina.

 

Parabéns ao PT, aos esperantinenses e ao povo brasileiro!

4 Comentários
  1. Mesquita diz

    É verdade que o PT de Esperantina tem muitos feitos para comemorar nos seus 32 anos de existência. Entretanto, não mim parece que a comemoração, na cidade de Esperantina, deva não ser tão eufórica o quanto apresentam, pois a maior marca que poderá ficar na memória popular, nesta data de aniversário, será a cassação do mandato do prefeito Petista. Na minha avaliação a cassação do mandato do prefeito deve-se mais a erros políticos do PT e do gestor, e menos a perseguições como se quer fazer crê. Um das maiores virtudes do ser humano é ter humildade para reconhecer suas falhas. Será que alguns petistas esperantinenses reconhecem as suas?

  2. Milagres diz

    MATIAS ENGRAÇADO VOCE E INCONFORMADO PELA SUA EXONERAÇAO DA PREFEITURA DE ESPERANTINA POIS SAIBA QUE NAO FAZ NENHUMA VERGONHA A CASSAÇAO DO CHICO. ELE NAO FOI CASSADO POR ROUBO APRENDA MATIAS A PERDER.

  3. Matias Sene diz

    O PT de Esperantina fez, conscientemente, uma campanha eleitoral irregular, e “obviamente” que o resultado disso não poderia ser diferente, o seu candidato Chico Antonio acabou sendo vergonhosamente cassado, e em duas instâncias da Justiça Eleitoral.
    Esperantina é verdadeiramente uma grande cidade… a cidade mais politizada do Estado do Piauí, e tudo isso graças a atuação política do PT nesses últimos 30 anos. Em Esperantina, nesse período, sempre tivemos uma oposição responsável, pois naquele período o PT de Esperantina tinha uma atuação política ética e decente. E naquela época o PT era quem cassava seus membros infratores das normas do partido e nunca tinha os seus políticos cassados por envolvimentos em escândalos, e as coisas eram tratadas com seriedade por todos os petistas.
    Esperantina é uma cidade que busca a alternância do poder e nunca reelegeu seus prefeitos… e ainda cassa aqueles que não tratam a política com responsabilidade, seja na campanha eleitoral (antes) ou na gestão pública (depois). Assim Seja!

  4. Lysmara Pinheiro diz

    “É verdade que o PT de Esperantina tem muitos feitos para comemorar nos seus 32 anos de existência. Entretanto, não mim parece que a comemoração, na cidade de Esperantina, deva não ser tão eufórica o quanto apresentam, pois a maior marca que poderá ficar na memória popular, nesta data de aniversário, será a cassação do mandato do prefeito Petista. Na minha avaliação a cassação do mandato do prefeito deve-se mais a erros políticos do PT e do gestor, e menos a perseguições como se quer fazer crê. Um das maiores virtudes do ser humano é ter humildade para reconhecer suas falhas. Será que alguns petistas esperantinenses reconhecem as suas?”COMENTÁRIO DO MESQUITA.
    Adorei suas colacações porem enfatizo que os erros politicos são de fato cometidos pelos gestores que estão da pointa da piramide do poder articulado dentro do partido.Pura hipocrecia do ser,foi o que aconteceu aqui ontem.Affffff….

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.