6 ferramentas para descobrir o que a internet sabe sobre você
Usamos navegadores, mapas, escrevemos e-mails, fazemos compras pela internet… tudo isso já é hoje parte das nossas vidas. Mas o que as empresas de tecnologia sabem sobre nós com base nos serviços que usamos?
O PORTALESP tem certeza de que as informações a seguir irão surpreender você.
1. Conheça o histórico da sua localização
Se você usa um smartphone, seja Android ou iOS, e seu celular vive conectado à Internet, irá ficar surpreso ao saber que o Google coleta informações sobre sua localização todos os dias. Aqui você pode ver todo o histórico de sua movimentação.
2. Confira o histórico das suas buscas
O Google guarda todas as buscas que você faz. Além disso, registra todos os anúncios publicitários nos quais você clicou. Para ver esse histórico, clique neste link.
3. Saiba o que o Google pensa sobre você
Para mostrar a cada usuário a publicidade de acordo com seus gostos e interesses, o Google coleta informações sobre você e cria um perfil completo. Os usuários podem controlar esses dados através deste link.
O famoso Google Analytics permite conhecer quais sites você visita, com que frequência, e quanto tempo você passa em cada um deles. Mas pouca gente sabe que é possível desabilitar esta coleta de dados. Você pode fazer isso aqui.
4. Conheça os serviços que você usa
O Google oferece aos usuários a ferramenta de Painel, na qual você pode ver todos os serviços do Google que utiliza. Lá, é possível ainda habilitar a opção do relatório mensal que será enviado à sua caixa de entrada.
5. Veja a lista de aplicativos e extensões que têm acesso a sua conta
O Google oferece ainda a lista de todos os aplicativos que têm acesso aos seus dados. Você pode ver a lista completa e restringir o acesso aqui.
6. Descubra como exportar seus dados
O Google permite que você faça download e exporte seus dados: e-mails, agenda, contatos, vídeos do Youtube, arquivos e muito mais. Veja aqui.
Bônus
Além da informação mencionada acima, o Google também guarda o histórico de buscas do Youtube. Você pode vê-lo aqui.
Fonte: te-st.ru