8 municípios vão receber caravana que vai explorar o patrimônio do PI
A Expedição Serra das Águas Coloniais que acontece nos dias 24 e 25 de Maio, tem como objetivo de explorar o patrimônio cultural, natural e histórico do Piauí. A expedição vai visitar oito municípios do Norte do Estado e terá cobertura completa da Rede Meio Norte. As cidades visitadas serão: José de Freitas, Batalha, Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II.
O ecoaventureiro Alcide Filho iniciou o trajeto junto com o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão que destacou a importância da expedição. Um dos focos a serem impulsionados é o Ecoturismo, suas repercussões empreendedoras, ações de preservação e a prática da Educação Patrimonial, incluindo um maior reconhecimento e cadastro das potencialidades naturais.
“Nós conhecemos muito pouco, não só o Piauí mas o Brasil de uma maneira geral, então essa expedição que acontece já tem várias edições pretende agora desbravar o Norte do Estado. Vamos conhecer casarões coloniais, igrejas coloniais, as cachoeiras também que estão quase abandonadas merecendo uma proteção ambiental para que a gente faça arranjos, seja arranjos produtivos para gerarem oportunidades, empregos, negócios e proteção ao meio ambiente e também ao patrimônio histórico cultural”, declarou o desembargador.
Ainda segundo ele, o cenário do Piauí é de conquistas. “As serras do Piauí foram descritas em 1697 como limitando-se até as terras da Espanha, então esse cenário de guerra que houve aqui no Piauí faz dessa terra uma terra de conquistas, de povo heróico e é necessário que a gente retome esses tesouros da glória para que a gente se fortaleça e possa planejar um futuro mais próspero para o Piauí”, disse.