Parceria prevê melhoria na oferta de água em Esperantina e mais 13 cidades
Uma parceria entre a Agespisa e a Eletrobras promete melhorar o abastecimento de água no Piaui. Através do Programa de Eficiência Energética, está prevista a instalação de equipamentos de última geração e a aplicação de técnicas modernas com o objetivo de otimizar os serviços prestados à população e gerar economia nos gastos com energia elétrica.
SERÃO INSTALADOS 13 CONJUNTOS DE BOMBAS DE ALTA POTÊNCIA E ALTO RENDIMENTO EM ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS E POÇOS DAS CIDADES DE BOM JESUS, CANTO DO BURITI, ITAUEIRA, SÃO JOÃO DO PIAUÍ E SÃO RAIMUNDO NONATO. ESTÃO PREVISTOS MAIS 14 EQUIPAMENTOS PARA AS CIDADES DE JOSÉ DE FREITAS,PIRACURUCA, AGRICOLÂNDIA, ESPERANTINA, FLORIANO, GUADALUPE, DEMERVAL LOBÃO, BARRAS E ALTOS.
Com financiamento da Eletrobras, será investido R$ 1,4 milhão. Em contrapartida, o contrato prevê que a Agespisa reembolse à Eletrobras o valor investido na modernização dos sistemas, com base na economia verificada nos gastos com energia.
As ações que serão implementadas foram apresentados durante reunião realizada nesta quinta-feira (26). Estiveram presentes o presidente da Agespisa, Genival Sales; o diretor de Operações, José Maria Carvalho; o superintendente de Manutenção Eletromecânica, Etewalter Costa; o gerente de Eficiência de Água e Energia, Moacyr Gayoso; e o gerente de Sistemas de Abastecimento de Água, Cícero de Sousa. Representando a Eletrobras, participaram o técnico industrial eletrotécnico Gilvan Monteiro e o engenheiro eletricista Edilson Uchôa, ambos da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Eficiência Energética.
Concluída em dezembro de 2013, a primeira etapa do Programa de Eficiência Energética garantiu a redução de 40% no consumo de energia do Centro de Reservação da zona leste de Teresina. Em Picos, a economia foi de 25% no sistema de abastecimento de água, onde foram instaladas dez novas bombas.
De acordo com dados da própria Eletrobras, as empresas prestadoras de serviço de água e esgotamento sanitário em todo o país consomem 2,5% da energia elétrica do Brasil. “Com essa parceria, vamos melhorar o abastecimento de água em várias cidades do interior do estado, diminuindo as perdas de água e os gastos operacionais com energia elétrica”, informou o presidente da Agespisa, Genival Sales.