W. Dias e Zé Filho terão 90% do horário na TV e juiz pede “campanha tranquila”
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí reunirá nesta sexta-feira (31) partidos políticos e representantes para divulgar o tempo dos candidatos e definirem os horários para a propaganda no rádio e TV. Zé Filho (PMDB), que tenta a reeleição, e Wellington Dias (PT) são os candidatos que terão o maior tempo na TV. Os dois somaram mais de 18 minutos – dos 20 minutos disponibilizados pela justiça eleitoral. A coligação do governador Zé Filho terá entre 12 a 13 minutos e Dias contará com 6 minutos.
O horário eleitoral no rádio e na TV inicia no dia 19 de agosto. De acordo com a legislação eleitoral, o horário de propaganda para candidatos a governador será às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h20 e das 12h às 12h20, no rádio e das 13h às 13h20 e das 20h30 às 20h50, na televisão.
Confira também
A reunião acontecerá às 9h na sede do Tribunal Regional Eleitoral.
Mão Santa, candidato do PSC terá 1minuto e 30 segundos; Daniel Solon, Maklandel Aquino, Neto Sambaiba e Lourdes Melo terão, cada um, entre 30 e 40 segundos aproximadamente.
Por enquanto, a corte está se dedicando a processos por propaganda eleitoral irregular. Essa infração foi a que mais gerou punições no Estado. Já foram aplicadas multas que totalizam R$ 600 mil aos candidatos.
“A propaganda está permitida desde 6 de julho deste ano. No período que antecedeu foi em que acontecem os excessos e que são rigidamente punidos. Os juízos têm jugado e a lei tem sido duramente aplicada”, analisa a advogada eleitoral Andreia Araújo.
Nas terças, quintas e sábados terão espaço os presidentes e deputados federais. “Já foram aplicadas punições. Os casos mais recorrentes foram na internet, jornais e outdoor. Acredito que tudo será tranquilo”, disse o juiz eleitoral, Sandro Elano.
Campanha tranquila
juiz Sandro Helano Soares Santiago pediu uma campanha limpa e tranquila.
“A nossa maior preocupação, no entanto, é com o nível das publicidades e das campanhas. Mesmo assim, estamos apostando que os candidatos façam uma campanha tranquila”, disse Sandro Helano.