Feira Agroecológica de Esperantina foi um sucesso
A feira agroecologica aconteceu no espaço da antiga quadra de esportes, Noeme Lages, próximo a escola David Caldas, nesta sexta-feira (19).
O evento é uma realização prefeitura Municipal de Esperantina, através da Secretaria de Agricultura, apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Esperantina, SEBRAE e Fundação Banco do Brasil
Segundo Robson Antonio Alves dos Santos, Gestor do projeto PAIS, o objetivo da feira é divulgar os produtos a prática agroecológica, as receitas naturais.
A feira é integrada com 19 municípios, os quais estavam participando como representantes e produtos produtores do Morro do Chapéu, já Joca Marques e Madeiros não estiveram presentes mas enviaram seus produtos.
O PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável ) funciona através do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil onde SEBRAE implantou e capacitou desde 2006 , 420 unidades do estado em 33 municípios, onde a principal seleção é através da baixa renda com aptidão para horticultura socioeconômica.
Produtores que sua produção era de 350 reais, hoje chega a 2.000 reais sendo um empreendedor que se destaca nesse ramo, é exemplo do senhor Marcelo Quaresma da localidade Massapê a produção deste variam de quiabos até criação de bode, Manoel Alves da localidade encanto.
Associação dos Apicultores da localidade Vassouras na pessoa do José de Alencar, 1º grupo em atividade no Piauí androceu das flores também estiveram presentes na feira.
O que é o Pais? É uma tecnologia Social que reúne técnicas simples de produção agroecológica e de promoção do desenvolvimento sustentável.
O modelo já utilizado em mais de 10.000 pequenas propriedades rurais em vários Estados do País. É destinado principalmente a agricultores familiares de baixa renda, assentados em projetos de forma agrária e produtores quilombolas.
O papel do SEBRAE é a capacitação dos produtores visando atender a demanda por produtos naturais,focando na prioridade dos mercados locais,como feiras livres,oferta de cestas a domicilio,hotéis,restaurantes e para programas do governo.
Com informações Márcio Campus