Horário eleitoral gratuito começa nesta terça-feira em todo país
Faltam dois dias para que as emissoras de televisão e rádio de todo o país passem a transmitir o horário eleitoral gratuito. Entre os eleitores, uma divergência: há quem assista com assiduidade a propaganda eleitoral e use esse instrumento para decidir o voto, mas tem também aquele eleitor que não acompanha o horário eleitoral e já tem o voto definido, por acompanhar a trajetória política do candidato que escolheu votar.
De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão durante 45 dias, até a antevéspera das eleições que, nesse ano, acontecem no domingo, dia 5 de outubro. O artigo 47 da Lei nº 9.504/9 determina que as emissoras de rádio, de televisão aberta e os canais de televisão por assinatura destinem horário para a divulgação, em rede, da propaganda eleitoral gratuita obedecendo o tempo proporcional das coligações, determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de casa estado.
No Piauí, as coligações ‘Piauí no Coração III’, ‘G12 é Piauí’, ‘A vitória com a Força do Povo’, ‘Por um Piauí Ético e Sustentável’ e ‘O poder popular na construção do socialismo’ disputam às eleições gerais de 2014. Respeitando o tempo igualitário, serão em média 44 segundos de exposição. Já o tempo proporcional vai variar entre seis minutos, o maior tempo, e 12 segundos entre os menores tempos.