101 anos do Massacre dos Ciganos
Hoje, 11 de novembro de 2014, é a data dos 101 anos do Massacre dos Ciganos em Esperantina. E durante todo o dia haverá visitações no Túmulo dos Ciganos na Rua Coronel José Fortes, e no Túmulo do Ciganinho Milagroso ROLDÃO, na localidade Piquizeiro da Areia.
Às 16h30 haverá a Santa Missa no Santuário do Ciganinho Milagroso, no cemitério da localidade Pequizeiro da Areia. Seja uma pessoa de fé e atuante em nossa sociedade em prol da preservação de nossa HISTÓRIA.
CONHEÇA A HISTÓRIA
Este triste episódio que marcou a história do antigo povoado do Retiro da Boa Esperança, hoje Esperantina, aconteceu por volta do ano de 1913 quando homens da policia enfrentaram um grupo de ciganos e que no final da luta culminou com a morte de nove deles segundo relato de historiadores.
O grupo de ciganos que estavam vindos do Ceará com destino ao Estado do Maranhão, era chefiado por Benjamin da Rocha Medrado, que antes de entrar nas terras da Boa Esperança passaram por alguns municípios como: Marruás, atualmente Porto, e Peixe, hoje, Nossa Senhora dos Remédios, onde neste local houve uma discussão com um senhor de nome Antônio Rego que ao se sentir ofendido por Benjamin requisitou de imediato a ajuda de policiais que eram comandados pelo 2º Tenente Manoel da Cruz Oliveira e estes passaram a perseguir o Bando de Ciganos até o povoado Retiro da Boa Esperança onde no dia 11 de novembro de 1913 foi travado o grande combate.