Prefeita Vilma Amorim faz balanço dos primeiros 90 dias de sua gestão

Por Kleber Oliveira / Revista AZ

DSCF4014A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim (PT), fez uma avaliação dos primeiros três meses de montado em entrevista concedida no inicio da tarde desta sexta-feira (28/11) na rádio Meio Norte em Esperantina. As perguntas foram mediadas pelo radialista Paulo Melo.

Desafios

Perguntada qual foi o primeiro desafio ao assumir o cargo de prefeita, logo após da cassação do tucano Lourival Bezerra, sem ter tempo de preparar uma equipe de transição, a chefe do executivo municipal falou que, por não ter tido tempo de fazer a transição entre os governos, sua maior dificuldade foi o funcionalismo público. Vilma declarou que a situação em que a prefeitura ultrapassava a Lei de Responsabilidade fiscal, ou seja, a prefeitura tinha mais pessoas contratadas do que podia pagar. “Assumimos a prefeitura com 75% da folha de pagamento com funcionários entre contratados e comissionados, isso de segundo dados do Tribunal de Contas e tivemos que fazer diversas adaptações e cálculos para enquadrar a prefeitura dentro da Lei de Responsabilidade, no entanto, com 3 meses de gestão, estamos apenas com 60%, mas nossa meta é estar dentro da lei, prevista para 54%”, declarou.

13º salário

Vilma Amorim ressaltou que por ter tomado essa importante medida logo no inicio da gestão, foi primordial para que o município garantisse o pagamento do 13º salário aos servidores municipais e com isso, não a prefeitura de Esperantina não terá dificuldade. “O pagamento dos servidores, desde que estamos à frente do governo, está em dias e pagamento do 13º salário será anunciado em breve”, declarou.

Previdência

Na entrevista, Vilma Amorim relatou sua preocupação durante esses primeiros meses de sua gestão, que foi com o fundo previdenciário, conhecido também como Previdência Própria do Município. A prefeita revelou que o dinheiro que garante a aposentadoria dos funcionários públicos municipais não estava sendo repassado pela gestão anterior e o saldo negativo seria um valor acima de 3 milhões de reais. Com isso, o município fica impedido de realizar qualquer tipo de convênio ou emenda parlamentar. “Estamos junto ao Ministério Público e a Justiça para conseguir uma liminar, pra termos que pagar de forma em que não prejudique o município que no momento está no CAUC, que é uma espécie de SPC ou SERASA, entretanto, desde que assumi, estamos com o pagamento da previdência em dias”, declarou a gestora.

Ações na Saúde

A prefeita Vilma Amorim destacou importantes ações no tocante à pasta da secretaria de saúde do município, entre elas estão às campanhas de prevenção, como a prevenção do câncer de mama, (Outubro Rosa) com a presença de um ônibus que possibilitou que a população feminina fizesse os exames. Já neste mês de novembro, a campanha mudou para a área masculina, no chamado “Novembro Azul”, que traz a prevenção do câncer de próstata, ambas com o completo apoio organizacional da equipe que compõe da secretaria de saúde de Esperantina.

Casa de Apoio em Teresina

Questionada se a conhecida “Casa de Apoio” que oferece abrigo para os esperantinenses que se deslocam do município à capital piauiense para a realização de exames e/ou consultas, a Prefeita Vilma Amorim informou que a Casa de Apoio está em completo funcionamento. “O inicio da nossa gestão tivemos apenas uma Kombi para transportar as pessoas, mas hoje contamos com um novo veículo, uma VAN toda modernizada que traz comodidade para aquelas pessoas que vão viajar para Teresina”, enfatizou.

Educação

“Nossa maior dificuldade foi garantir merenda de qualidade em tempo integral para os alunos das escolas da rede pública do município, mas isso já foi superado, todas as escolas agora tem merenda de qualidade”, ressaltou. A gestora disse que no início foi a pasta que mais encontrou problemas, mas aos poucos estão sendo amenizados.

“Sabemos que um dos problemas é a contratação de funcionários para esta área que é a mais carente de contratações, no entanto, fizemos um teste seletivo, aonde pudemos fazer esse procedimento de adesão de novos funcionários de forma segura e dentro da legalidade”, disse a prefeita.

Vilma Amorim destacou também que a prefeitura de Esperantina está com um novo projeto, intitulado “Água na Escola”, que visa construir poços tubulares nas escolas que tem dificuldade de receber água potável para os alunos.

Outro projeto anunciado pela prefeita Vilma Amorim, foi a construção de novas escolas municipais em Esperantina, que de inicio serão 04 (quatro). “Além da construção dessas escolas, reiniciamos as obras de construção da Creche que fica situada no Conjunto Bernardo Rêgo”.

Entre essas ações, a prefeita anunciou que já foi feita o processo licitatório para a realização das festinhas de colação de grau da rede pública de ensino, com sede em escolas da zona urbana e rural, que serão realizadas neste fim de ano.

Limpeza pública

“Foi um desafio superado com sucesso”, disse Vilma. A gestora destacou a importância da educação da população na questão da limpeza pública. “A prefeitura está trabalhando para todos os dias diminuir a quantidade de lixo produzida pela cidade e com o trabalhado desenvolvido, já ouve uma significativa mudança”, disse.

Infraestrutura

Vilma Amorim falou que os trabalhos de infraestrutura tanto da cidade, com recuperação de calçamento, quanto na zona rural, com recuperação das estradas vicinais estão a todo vapor.

Iluminação Pública

Questionada pelo radialista, o por quê de tanta reclamação na questão da iluminação pública nas ruas da cidade, a prefeita respondeu que o problema está na empresa que faz o fornecimento dos equipamento. “O problema é que a empresa, além de fornecer pra prefeitura, fornece para comerciantes da cidade e região e acaba deixando a gente na mão, por isso que algumas ruas ficam no escuro por alguns dias, porque há uma demora no recebimento das lâmpadas para reposição, mas estaremos mudando esse quadro para que a sejam feitas o mais rápido possível”, disse.

Outra informação antecipada pela prefeita foi do novo projeto de revitalização da praça da biblioteca. De acordo com a mesma, o projeto já encontra pronto, restando apenas a realização do processo licitatório.

Assistência Social

Em vista do que se ouvia reclamar do atendimento do CRAS e CREAS, o Centro de Referência da Assistência Social, o popular Centro Social está de portas abertas para a população e com um bom atendimento, com funcionários capacitados para a realização das atividades daquela área, como o bolsa família, a recepção e a atenção focada para a terceira idade.

“Já fizemos a entrega de diversas cadeiras de rodas e equipamento ortopédicos para a população necessitada e vamos ampliar ainda mais esse projeto que atende todo o município”, enfatizou.

Considerações finais

A prefeita Vilma Amorim pediu, durante o final da entrevista, que a população de Esperantina tenha calma, porque esses primeiros três meses foram só para arrumar a casa que a partir de dezembro, a prefeitura estará trabalhando para o desenvolvimento do município. “Tivemos muitas dificuldades desde o inicio da gestão para arrumar a prefeitura e trazer a ordem nas áreas mais problemáticas, mas a partir deste próximo mês, o município iniciará um novo ciclo de desenvolvimento, para cada problema resolvido é uma nova esperança de que nossa gestão tem tudo para mudar pra melhor e trazer melhorias para o bem estar da população esperantinense”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.