Chuvas continuam abaixo da média no Piauí
As previsões climáticas do início do ano assustaram algumas pessoas, as poucas probabilidades de chuvas regulares apontavam um dos anos mais secos no Estado, a expectativa era que chovesse até 55% abaixo da média em todo o Piauí, de acordo a meteorologista Sonia Feitosa. Depois de janeiro ter seguido quase que à risca essa previsão, em fevereiro já houve uma pequena melhora, mas ainda de acordo com a meteorologista, nada que mudasse muito as condições.
“Janeiro e fevereiro ainda foram abaixo da média. Melhorou agora porque as condições oceânicas melhoraram, e nossas previsões são baseadas no sistema atmosférico e oceânico”, afirmou Sônia, que completa dizendo que apesar da melhora, as chuvas devem permanecer em torno de 40% abaixo da média.
As previsões apontam, ainda que por conta do fenômeno chamado de Zona de Convergência Intertropical, as chuvas devem permanecer mais regulares na região Centro-Norte do estado.
Já na região Sul e Sudeste, o fenômeno conhecido como Zona de Convergência de Humidade deve manter as chuvas pelo menos até o final do mês de março, e em abril e maio deverão ter uma redução. “Na região Sul pode até ter chuvas fortes em algumas cidades, mas não serão regulares”, conclui Sonia Feitosa.