Senadora participa de discução sobre reforma política na cidade de Esperantina
A Senadora Regina Sousa PT esteve na manhã deste domingo, 22 de março, na cidade de Esperantina onde se reuniu no sindicato de trabalhadores rurais com lideranças políticas e comunitárias para discutir sobre a reforma política que está em discussão no congresso nacional.
Dentre os pontos debatidos foi o financiamento público de campanha e coincidência de mandatos que será votado ainda este ano no Congresso Nacional.
O deputado e secretário da SDR Francisco Lima, a prefeita Vilma Amorim, o ex-prefeito Chico Antonio, o presidente do PT Antonio Francisco e os vereadores Mauricio Costa, Luiz Ana e Zé Garmano estiveram presentes.
A senadora Regina falou que o Partido dos Trabalhadores defende a consulta popular e que a população possa opinar sobre os principais pontos do projeto, como participação das mulheres, fim da reeleição, voto distrital, fim das coligações proporcionais e financiamento público de campanha.
A senadora disse que o fim da reeleição não é consenso, mas é está bem encaminhado entre os partidos, mas falta definir quando começa a coincidência de mandatos que é a parte que mais sofre pressão por parte dos prefeitos que vão disputar, pois não querem apenas os dois e coincidência das eleições poderá ficar pra 2022.
O Deputado Francisco Limma falou que todos os políticos não podem ser medidos por uma ação de alguns que enlameiam a política e que há a necessidade urgente de uma reforma política ouvindo a sociedade sobre vários pontos principalmente sobre o financiamento de campanha que é a porta de entrada da corrupção onde muitos enveredaram por este caminho inclusive de seu partido e isto não pode continuar.
O Ex-prefeito Chico Antonio parabenizou a senadora por está levando o tema a todas as regiões discutindo com as lideranças políticas e comunitárias e fez um apelo a senadora para alocar emendas para cidade de Esperantina perincipalmente em investimentos em energia que é o grande gargalho para o desenvolvimento da região.
A prefeita Vilma Amorim falou da satisfação de receber a senadora na cidade para discutir um tema de tamanha importância para o país neste momento em que o partido dos trabalhadores passa por uma grande acusação de corrupção.
“A imprensa passa para sociedade uma imagem do PT sendo responsável pela corrupção na Petrobrás como se fosse ele que deu inicio a tudo isso e todos sabemos que começou bem antes e que precisa ser combatido por todos nós”.
A prefeita ainda falou da operação que a Eletrobras está realizando na cidade onde foi encontrado inúmeros casos de roubo de energia e que ficam alguns dizendo que a presidente Dilma tá querendo repor o dinheiro desviado da Petrobrás, mas esquecem que fazer gato é uma espécie de corrupção e que não foi encontrado na casa de nenhum pobre mas sim na casa de pessoas que tem condições de para seus talões sem precisar de gato.
Com informações de Clenilton Gomes