Governo busca ajuda de Themístocles Filho para iniciar votação da reforma
O líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, deputado João de Deus (PT), tem intensificado o diálogo com o presidente daquela Casa, deputado Themístocles Filho (PMDB). O petista recebeu do governador Wellington Dias (PT) a missão de negociar a entrada do projeto de reforma administrativa na pauta de votação até a sexta-feira (08/05).
Themístocles tem assumido o papel de ajudar o governo a enfrentar a oposição dos poucos deputados que querem deixar a discussão do assunto para depois da eleição que irá escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para o governo, é urgente que a matéria comece a ser discutida ainda este mês. A eleição do TCE deve ocorrer apenas em junho.
O deputado João de Deus afirma que o governo teria 18 votos favoráveis a aprovação da matéria. “A oposição tem todo direito de protestar. Nós reconhecemos a importância da oposição, mas já temos 18 votos favoráveis. Acreditamos que a matéria irá passar”, destacou.
O principal ponto de protesto diz respeito as mudanças na estrutura do Instituto de Assistência à Previdência do Piauí (IAPEP). O instituto não será mais responsável pela previdência que passará a ser responsabilidade da secretaria de Administração. A oposição afirma que essa mudança não resolve os problemas de rombo das contas e questiona os reais interesses do governo.
Apesar de ser barulhenta, a oposição ao terceiro governo de Wellington Dias na Assembleia Legislativa é pequena e dificilmente terá forças para barrar a reforma. O deputado Themístocles Filho já avisou que a Casa não será obstáculos para o governo. “Nenhum deputado vai votar contra algo que for bom ao Piauí. Eu tenho certeza disso. A Assembleia trabalha pelo bem do Piauí. Nãos teremos obstáculo”.