Prefeitura de Esperantina apresenta o Plano de Contingência do Município
Aconteceu na manha desta quinta-feira (09), no Auditório da Câmara Municipal, uma reunião para renovação do Conselho da Defesa Civil e a criação do Plano de Contingência do Município.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Queiroz e coordenador da Defesa Civil, a principal atribuição da Defesa Civil é conhecer, identificar e reduzir os riscos de desastres no município. O Plano de Contingência da Defesa Civil trata-se de ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, todas com a ampla participação da sociedade.
Marcos Queiroz explicou ainda que a Coordenação da Defesa Civil preocupada em desenvolver ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar a população e restabelecer a normalidade social. O Plano de Contingência reúne um grupo de entidades.
Na ocasião, o Sr. Emanuel Felinto fez palestra abordando em slides, temas relacionados à preparação da equipe em casos de desastres e emergências.
Contingência significa uma situação de incerteza quanto a um determinado evento, que pode ou não se concretizar, durante um período determinado.
Estiveram participando da reunião, o prefeito de Esperantina Lourival Bezerra, os vereadores Luiz Ana Ferreira, Kélio Carvalho, Tote Aristides, José Claudio,Secretário de Agricultura Caumy Amorim, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Inês Monção, representante do Emater Moacir Gomes, Antônio de Paula, 1º tenente da PM, Luiz Gonzaga, Sargento da PM, e as profissionais do CRAS Katiuscia Machado e Dayane Cardoso e o Secretário de Infraestrutura José Américo.
Plano de Contingência
É o planejamento tático, elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre. Deve ser elaborado com grande antecipação, objetivando:
1. Facilitar as atividades de Preparação;
2. Otimizar as Atividades de Resposta aos Desastres
ASCOM