‘Janela política’: troca-troca de siglas vai ser grande, na Alepi e na Câmara
Aprovada pela Câmara Federal nesta 3ª feira dentro da reforma política, a “janela ´política”, através da qual, os políticos poderão trocar departido sem risco de perder o mandato, provocará uma verdadeira debandada em alguns partidos locais. “O troca-troca de siglas será o maior, da história desse do Estado”, diz o deputado Robert rios, para quem a medida não se aplicará, pois não cogita deixar o PDT.
Robert disse ter certeza que tem partido que vai praticamente zerar sua bancada na Assembleia. Em compensação, afirma ele, “tem outro que vai saltar de um para nove deputados”. A “janela” passará a valer no dia em que a PEC for promulgada e terá validade de 30 dias.
QUEM SAI
Pelo menos na Câmara Municipal os vereadores Luiz lobão, Jeová Alencar, Samuel Silveira, Joninha, deverão levantar voo. Na assembleia, a deputada Belê admite essa possibilidade. Além dela, ao menos 12 parlamentares trocarão de comando.
QUEM FICA
Os deputados Evaldo Gomes e Robert Riso já declararam que ficarão onde estão. Gomes preside o PTC e tem um projeto para a prefeitura de Teresina. Rios acabou de sair do PC do B para o PDT.