Radialistas e jornalistas do Piauí já podem solicitar o registro profissional pela internet
Radialistas e jornalistas do Piauí já podem solicitar o registro profissional pela internet desda a última segunda-feira, 13 de maio de 2013, por meio do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb). O Piauí é um dos primeiros estados do país a contar com esse mecanismo que pretende diminuir filas e agilizar o acesso ao documento.
A superintendente regional do trabalho e emprego no Piauí, Paula Mazulo, recebeu a reportagem da Comradio do Brasil e afirmou que este é um dos principais avanços do Ministério do Trabalho no sentido de desburocratizar suas atividades.
“Essa é uma possibilidade de melhorar o atendimento de forma concreta, o agendamento quer acabar com as filas, pois, com ele não existe a necessidade da pessoa se deslocar para a superintendência, de onde ela estiver é possível fazer o agendamento eletrônico pela internet” afirmou.
Ao solicitar o registro pelo Sirpweb, é gerado um extrato eletrônico por meio do qual o profissional acompanha o andamento de seu pedido e no dia indicado vai a sede da superintendia somente pegar o registro profissional.
COMO UTILIZAR O SERVIÇO?
1 – Acesse o link do serviço Sirpweb
http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/pages/solicitacoes/solicitarRegistro.seam
2 – Informe seu CPF e outros dados civis solicitados
3 – Escolha o serviço registro profissional
4 – Acompanhe a movimentação de seu pedido pelo próprio sistema
Além de radialistas e jornalistas, profissionais de outras 12 categorias podem utilizar o serviço, são eles: agenciador de propaganda, artista, atuário, arquivista, guardador e lavador de veículos, publicitário, secretário, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do trabalho, técnico em arquivo e técnico em secretariado.
ComRádio