Alepi recebe relatório sobre viagem de Wellington Dias aos EUA

the e diasNa manhã desta terça (18) o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, recebeu o governador do estado Wellington Dias que mostrou o relatório de viagem realizada aos Estados Unidos da América do Norte, realizada entre 23 de julho a 4 de agosto de 2015. O objetivo desta viagem foi captar recursos junto a instituições internacionais de apoio técnico e financeiro aos Estados brasileiros que se esforçam nos trabalhos de redução da pobreza e desigualdade.

O governador tratou sobre novos investimentos de empresários americanos e brasileiros e falou sobre a Parceria Público Privada. No entendimento com a Câmara de Comércio Brasil-América ficou acertada uma agenda no Piauí dia 28 de agosto e outra missão dia 10 de setembro, onde participarão representantes do setor público e privado. Nesse encontro serão definidas as áreas de interesse mútuo e organizado, um evento do Piauí na Câmara de Comércio e Investimentos Brasil-América, em Miami, EUA.

E, em cumprimento ao Artigo 99 da Constituição Federal do Estado do Piauí, o governador enviou uma cópia de relatório circunstancial para apreciação dos parlamentares. “É importante que o governador venha à Assembleia para mostrar o que ele fez e quais conversas tiveram nos Estados Unidos. Ao invés de apenas encaminhar o documento ele preferiu vir pessoalmente mostrar e fazer um relato desta viagem aos Estados Unidos, mostrar temas como Parcerias Público Privadas e outros temas de interesse do estado. A Assembleia e nenhum deputado é contra o estado do Piauí, podemos até divergir com pensamentos diferentes mas todos os deputado, no meu entender, devem estar com Piauí”, afirmou o presidente da Alepi.

O governador explicou sobre as tratativas que vem mantendo com o Governo Federal no sentido de agilizar o processo de autorização para a celebração de contratos e pontuou sobre a consolidação das Parcerias Públicos Privadas (PPs) e em água e saneamento. Além disso, ressaltou sobre a realização de uma nova etapa do Programa de Desenvolvimento Turístico (PRODETUR) e os desafios na reestruturação da Previdência Social do Estado.

“Falei sobre a agenda do governo que fiz com o Banco Mundial que permitiu as condições de entendimento pela aprovação de um projeto importante para o Piauí que são certa de 1 bilhão de reais, dois contratos para educação, saúde, segurança e para área de desenvolvimento agrário e regularização fundiária, ou seja: para infraestrutura. Com o Banco Interamericano tivemos também a abertura um entendimento para o PRODETUR e para o programa de parcerias Públicos Privadas no estado e tivemos ainda com a Câmara Brasil America, um cronograma que já prevê uma vinda de empresários para uma rodada de negociações e uma nova missão. Também tratei sobre projetos de regularização fundiária e a aprovação das verbas. Tudo isso e importante para a população, pois abre uma oportunidade de investimentos”, afirmou o governador do Estado.

A viagem objetivou atrair investimentos estrangeiros capazes de trabalhar o desenvolvimento sustentável e o governador preocupou-se em retomar os contratos já celebrados anteriormente com o Estado, contemplando diversas áreas da administração.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.