Prefeita prestigiou lançamento de unidade beneficiadora de mesocarpo
A prefeita da cidade de Esperantina Vilma Amorim, juntamente com a secretária municipal de assistência social Elizangela Amorim prestigiaram na manhã desta quarta-feira, 26 de agosto, o pré-lançamento da unidade de beneficiamento do mesocarpo do coco babaçu na comunidade Vila Esperança, zona rural do município.
Durante a ação organizada pelo grupo de mulheres que fazem parte do Movimento Interestadual de Quebradeira de Coco Babaçu, a prefeita acompanhou de perto como é realizado o processo de produção dos produtos a base do coco babaçu e que é de grande valor nutritivo.
Durante a atividade, a gestora informou que a prefeitura valoriza o trabalho do grupo adquirindo os produtos que são frutos da ação das mulheres. “Nós já estamos comprando esse produto e inserindo na merenda escolar do município e desta forma entendemos que é uma maneira de dar valor ao trabalho destas guerreira”, ressaltou a prefeita.
Dona Rosaque faz parte do grupo de mulheres quebradeira de coco da comunidade Vila Esperança afirma que a comercialização dos produtos aumentou a renda das famílias. “Aqui a gente produz o mesocarpo (massa do coco babaçu), o azeite e o bolo. Agora nós temos uma renda a mais para a gente ter uma vida mais digna com a venda dos nossos produtos”, lembrou a produtora.
A atividade contou com a presença ainda da assessora de comercialização do MQCB de São Luis-MA, Flávia Azeredo que acompanhou de perto a instalação dos equipamentos que estão sendo utilizados pelas mulheres na fabricação dos produtos a base do coco.
O mesocarpo (farinha do coco do babaçu) é usado em todo o Brasil como suplemento alimentar com rica qualidade nutritiva. Além disso, na medicina popular para o tratamento de inflamações, cólicas menstruais e até mesmo no combate a leucemia.