Abertura do Seminário do TCE-PI em Esperantina
A abertura do XXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, na noite desta quinta-feira, 17, e se estende até domingo, 19. Em Esperantina, várias pessoas estiveram presentes no primeiro dia de Seminário com o intuito de aumentarem seu conhecimento sobre controle social e a participação popular na fiscalização dos recursos públicos.
A programação conta com palestras como as sobre as Regras de Aposentadorias, as Principais Falhas na prestação de Contas e a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Desenvolvimento Local. O evento também terá minicursos tratando de variados temas como Licitações e Contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal e Processo Legislativo Municipal. O último dia de Seminário é voltado para conselheiros municipais, conselheiros tutelares e sociedade civil.
O Seminário é realizado há mais de cinco anos pelo Tribunal de Contas do Piauí com o intuito de aproximar o órgão da sociedade local e das cidades circunvizinhas, evidenciando a importância dos Conselhos Municipais para o desenvolvimento social, além de estimular o cidadão a acompanhar mais ativamente a gestão pública.
O Conselheiro Olavo Rebelo representou o presidente do TCE-PI Luciano Nunes na solenidade de abertura.
Quem esteve presente na abertura foi a Prefeita da cidade Vilma Amorim, o presidente da Assembléia Legislativa Themistocles Filho, o presidente da Câmara de Vereadores de Esperantina Tote Aristides, Promotor de Justiça Dr. Sérvio de Deus além dos palestrantes:
Palestra: Conhecendo o Tribunal de Contas.
Palestrante: Jaylson Fabianh Lopes Campelo – Conselheiro Substituto do TCE/PI
Palestra: Principais Falhas em Prestações de Contas.
Palestrante: Vilmar Miranda – Auditor Fiscal de Controle Externo do TCE-PI.
Palestra: Fortalecendo o Controle Interno.
Palestrante: Delano Câmara – Cons. Substituto do TCE-PI.