As consequências da maior conquista do futebol piauiense

riverPor Orlando Berti

A épica subida do River para a Série C do Campeonato Brasileiro, ocorrida no meio da noite do Dia do Piauí, 19 de outubro, traz uma série de novas perguntas. Depois da maior conquista do futebol piauiense este século, e agora?

Agora o River continua na luta. O acesso só foi um passo. Ainda tem, no mínimo, mais duas partidas. Esperamos que quatro. E torçamos que o River possa conquistar um inédito campeonato brasileiro de divisão para o futebol piauiense. E aumentar, mais ainda, essa maior conquista do futebol do Piauí este século.

Os louros do River instigam não só o time. Promove e moderniza o pensamento do futebol piauiense. Volta-se à cultura de que podemos vencer. Ao menos por enquanto enterramos, de goleada, o sentimento do patinho feio, a questão de que só íamos a campeonatos nacionais para sermos coadjuvantes.

As outras grandes equipes do estado têm praticamente a obrigação de seguir o River em termos de organização, persistência e força para também poderem disputar as séries do Campeonato Brasileiro. Com o River na série D já teremos vaga na Série D para outro time. Quem se habilita a seguir a história do Galo?

O River também precisa continuar fazendo boas campanhas, pois na Série C o “buraco é mais embaixo”. O River terá pedreiras regionais como o Fortaleza (há anos tentando subir para a Série B e batendo na trave) e outros times que já estiveram na B como América de Natal e Salgueiro. Terá também pedreiras como o Botafogo da Paraíba (outro exemplo de ascensão como o River) e também vem a pedreira do Remo, o Gigante do Norte, que subiu junto com a equipe riverina para a série C.

O time piauiense não pode dar uma de golfinho: subir, fazer uma graça e descer em seguida. Tem de ter um time competitivo, uma equipe que possa fazer acontecer, ter torcedores fiéis e justos em seu apoio, além de uma maior cultura de ida aos estádios e também que tenhamos arenas e melhor estrutura em geral. Nada de amadorismo como o visto no episódio do dinheiro desviado na entrada do estádio, nem muito menos dos cambistas fazerem a farra ou de salários super-atrasados.

Um estágio para tudo isso pode ser o Campeonato Piauiense. Se bem organizado tem tudo para ser o campeonato estadual deste século. E organização implica em profissionalismo de todas as vertentes.

Façam suas apostas, pois o sucesso do River, apesar de não ser riverino, tem minha torcida. Tem a sua também? Pois quando um time de nosso estado avança o estado avança mais ainda. E, no Dia do Piauí, torcer para o River subir teve um gosto melhor ainda. Parabéns!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.