GLOBO RURAL: Atrasos no Garantia Safra prejudicam agricultores do Piauí
Reportagem de Marcos Teixeira, da TV Clube, para o Globo Rural exibido na manhã deste domingo (25/10) dá conta de que o Garantia Safra é um tipo de seguro pago ao agricultor quando a quebra de safra é muito grande. No Nordeste, é um recurso importante em tempos de seca, mas muitos sertanejos do Piauí podem não ver a cor desse dinheiro.
O Garantia Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O benefício é destinado aos agricultores que vivem em municípios sujeitos a perdas de safra por causa da seca. Em Barras são 515 agricultores nessa situação.
Francinaldo Araújo é um dos agricultores que recorreram ao seguro. Ele mora no assentamento Mimoso, onde há 48 famílias que vivem da criação de caprinos e do cultivo de arroz e milho, mas por causa da escassez de chuva, os prejuízos na lavoura chegaram a 70%.
O seguro é custeado pela União, estados, municípios e pelo próprio agricultor. O problema é que muitas prefeituras deixam de pagar a parte devida.
No Piauí, cerca de 11 mil agricultores foram prejudicados. No total, 25 prefeituras não depositaram o dinheiro, a maioria alega falta de recursos, mas há outros motivos, como é o caso de Barras, na região norte.
O prazo para depositar o dinheiro vencia no dia 21, mas a prefeitura disse que não fez o pagamento porque o programa no município está sob investigação do Ministério Público pela suspeita de irregularidades no cadastramento dos agricultores.
As prefeituras do Piauí têm mais uma semana para depositar o dinheiro. O Ministério do Desenvolvimento Agrário prorrogou o prazo até o dia 30, sexta-feira que vem.
Clique aqui para assistir a reportagem no site do Globo Rural.