Dia da Consciência Negra foi comemorado em Esperantina
O feriado municipal do dia da consciência nega foi comemorado na comunidade quilombola Olho d’água dos Negros na zona rural de Esperantina ontem (20) com a presença de várias autoridades.
A comunidade Olho d’água dos negros que tem como padroeiro São Benedito iniciou as comemorações logo as 9h com uma missa celebrada pelo padre Bernardo. Após a missa houve batizados e em seguida uma roda de conversas com as autoridades presentes e apresentações culturais e almoço.
Estiveram presentes na comemoração do dia da consciência negra a prefeita Vilma Amorim, o vereado Luiz Ana, a vereadora Domingas Santana, a Secretária de Educação Bete, Marcílio que representou o Deputado Francisco Limma, o supervisor de ensino Edmilson Araujo e o ex-prefeito Chico Antonio.
Durante a roda de conversa com os moradores quilombolas vários foram os depoimentos.
O líder da comunidade Cláudio Silva falou que a comunidade precisa de muita ajuda que há muito o que fazer para melhorar a vida das comunidades quilombolas em Esperantina.
O coordenador da Emater em Esperantina Moacir Vila Nova falou que tá hora de desenvolver projetos produtivos para as comunidades quilombolas e que um plano já foi desenvolvido por eles e agora vão buscar recursos para implementá-los.
O vereador Luiz Ana disse que como parlamentar e sindicalista tem mantido sempre uma parceria com as comunidades quilombolas e vem lutando para trazer mais melhorias aos moradores.
A prefeita Vilma Amorim disse que tem um carinho enorme pelas comunidades quilombolas desde que fazia parte do Cepes, como secretaria de educação melhorou a educação dos remanescente dos quilombos. “Hoje é um dia muito importante para esta comunidade no dia da consciência negra, agora como prefeita tenho ainda mais responsabilidade de melhorar a vida a vida de cada um de vocês, estamos trabalhando para valorizar cada vez mais as comunidades, construímos uma estrada importante na Vereda dos Anacletos, estamos, retomamos a obra do posto de saúde desta comunidade que foi iniciada ainda no governo do Chico Antonio e vamos está com a obra pronta ainda este ano, vamos juntos lutar por projetos produtivos para melhorar cada vez mais a vida destas famílias”.
O ex-prefeito Chico Antonio disse que a comunidade não pode apenas ficar lamentando o que tá faltando mas também reconhecer o que já conquistaram.
“Graças ao meu governo e agora o da Vilma é que vocês conquistaram muitas coisas, aqui não tinha asfalto, as casas todas eram de palhas, não tinha água nas casas, vocês não tinham o título da terra, a escola não funcionava, colocamos aqui um consultório odontológico especifico para a comunidade, a gora temos que lutar é por mais conquistas”. Disse.