Opinião: 2015 realmente foi um ano de crise? Não parece

dinheiroEnviado por Ana Maria Tavares Simões

Crise?!

Aeroportos, aviões, lojas, supermercados lotados…Táxis? Raros! Bancos com filas enormes. Festinhas de final de ano, com presentinhos incontáveis! Buffets não recebem mais encomendas, salgadinhos caseiros feitos nos bairros não encontramos mais. Padaria não aceita mais peru para assar. Cabeleireiros e manicures… todos ocupados. Filas para colocar gasolina. Oficinas de carros lotadas. Médicos especialistas em recesso desde o dia 20 de dezembro.

O frenesi das festas de final de ano não mudou. Tudo igual. Várias reflexões se impõem a estes comportamentos: será que o povo segue o que a grande imprensa divulga insistentemente?Confirmam-se os chavões do estereótipo dos brasileiros, que dá sempre um jeitinho no final, acochambra, dribla ali e aqui, tipo o Brás é tesoureiro e a gente acerta no final, pois Deus é brasileiro e a vida é um grande Carnaval’, como insiste e incita a música que Beth Carvalho canta há dezenas de anos?

Minhas pobres e parcas análises domésticas, baseadas no senso comum, afastadas das sociológicas, filosóficas, econômicas, das rodas de meus colegas professores ou não, me conduzem a caminhos diferentes.

Acredito que, grande parte das pessoas assistem aos noticiários, às análises econômicas, com ouvidos de mercador. Tipo, “tô nem aí”, “sei nem o que é índice econômico,” “tomara que o noticiário termine pra novela começar” ou “kekesse homi ou muié bodeja tanto, hein?”ou ainda “já terminou? Ora, todo ano dizem isso e depois dá certo”, etc, etc, etc…

Sim, a escola brasileira não nos ensina a pensar, a refletir, a questionar, a correlacionar, a entrelaçar fatos. O povo brasileiro trata a imprensa como ela merece? Conhece os interesses escusos que a regem? Confiam nela? Alguém por aí já ouviu noticiários, reportagens, artigos didáticos, concisos e claros explicando, tentando, com boa vontade, explicar, ao nosso querido e sofrido povo brasileiro, o que é a crise internacional que se arrasta desde antes de 2009… O que ela tem a ver, como, por que, a mando de quem afeta o Brasil?

[*] Nota da redação: o PORTALESP publica artigos de opinião sobre os mais diversos assuntos. Para ter seu artigo publicado em nossa seção, envie seu texto através do e-mail portalesp@gmail.com ou por inbox em nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.