Municípios piauienses receberão equipamentos para pesca familiar
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou ontem (5) a Portaria 77/2013 com a lista dos municípios habilitados e selecionados para receber patrulhas mecanizadas, compostas por escavadeira hidráulica e trator de esteiras. “Esses equipamentos são necessários para o apoio e fomento à pesca familiar”, disse o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI), que tem lutado por apoio para a pequena produção rural.
Em maio, o deputado Assis havia apresentado o requerimento com Indicação nº 4681/2013, ao Ministério da Pesca, solicitando agilidade para a seleção dos municípios piauienses. E pedindo prioridade para 27 municípios e mais o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Vales dos Rios Piauí e Fidalgo – que agrega seis municípios – que necessitavam com urgência do maquinário.
Dos solicitados, foram contemplados 23 municípios mais o Consórcio, totalizando 29 municípios beneficiados (Alegrete, Belém do Piauí, Bocaina, Brasileira, Cajueiro da Praia, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Piauí, Campo Maior, Castelo do Piauí, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jacobina, Jaicós, Jardim do Mulato, Miguel Alves, Morro do Chapéu, Pedro II, Pio IX, Piripiri, Regeneração, Santo Antonio dos Milagres, São João do Arraial e Sigefredo Pacheco, além do Consórcio que agrega São Francisco do Piauí, Colônia do Piauí, São Miguel do Fidalgo, Paes Landim, São José do Peixe e Nazaré do Piauí). O Consórcio foi o que obteve a melhor classificação, com a pontuação 75. Em todo o Piauí, foram selecionadas 66 propostas.
No requerimento enviado ao MPA, o deputado justificou o pedido informando que o Piauí atravessa a maior seca dos últimos 50 anos e, com isso, o Estado passa por uma crise na economia rural. “O Piauí possui grandes barragens nas quais é possível a criação de pescado em tanques-rede, tem clima e temperatura ideais para o desenvolvimento da atividade pesqueira e aquícola, além de propriedades rurais adequadas para construção de tanques-escavados, dotadas de abundantes recursos hídricos”, argumentou.
Hoje, o deputado afirmou que “estes equipamentos farão grande diferença na pequena produção familiar. Os pescadores terão agora um incentivo para incrementar sua atividade produtiva e garantir melhor qualidade de vida para suas famílias.”