Esperantina é a cidade do PI mais bem avaliada no Ranking Nacional de Transparência
O cumprimento da lei e a adoção de boas práticas de transparência colocaram Esperantina como a 1ª cidade do Piauí mais transparente entre os 224 municípios piauienses avaliados no Ranking Nacional de Transparência do Ministério Público Federal (MPF). Com uma nota de 10,0, em uma escala que vai de 0 a 10, o município faz parte do grupo que está entre os 3,64% dos municípios mais bem avaliados pela pesquisa.
O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta quarta-feira (08 de junho), a partir da atuação coordenada do Ministério Público Federal (MPF) em todo o país. Esse é um dos resultados obtidos pelo projeto Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do MPF.
O Ranking Nacional dos Portais de Transparência dos 5.568 municípios, 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. De acordo com o MPF, o objetivo do projeto é fomentar a clareza nas contas públicas como instrumento para fortalecer a participação social no controle das receitas e despesas.
O município de Esperantina que na primeira avaliação tinha ficado na sexta 6ª colocação, saltou para a primeira a nível estadual no Ranking dos Portais de Transparência.
“Isso é o resultado de nosso trabalho que é feito com muita seriedade e transparência, provando nosso zelo com a coisa publica”. Falou a Prefeita Vilma Amorim.
O índice leva em consideração critérios como informações sobre transparência na internet; ferramenta de pesquisa para o acesso às informações; receitas; despesas; endereços, telefone e horários de atendimento; remuneração individualizada de servidores; diárias e passagens, entre outros.
ESPERANTINA É A PRIMEIRA DO PIAUÍ
Os 20 melhores avaliados no estado foram: Esperantina (10,0); Parnaíba (10,0); Piracuruca (10,0); São Lourenço do Piauí (10,0); Anísio de Abreu (9,80), Bonfim do Piauí (9,80); Bom Jesus (9,50); Pedro II (9,50); Buriti dos Montes (9,30); Antônio Almeida (9,20); Corrente (9,20); Amarante (9,10); Paulistana (9,10); São João da Fronteira (9,10); Belém do Piauí (9,00); Buriti dos Lopes (9,0); Campo Grande do Piauí (9,0); Caridade do Piauí (9,0); Castelo do Piauí (9,0); Simões (9,0).
LINKS:
É preciso mergulhar fundo nesta notícia e refletir com grandeza patriótica.
O Brasil vive, à luz do dia, a falência moral e ética de sua classe política. Todos estamos perplexos diante do universo infindável de notícias retratando a corrupção avassaladora de nossos líderes e gestores públicos.
E no meio de todo este caos de criminalidade, que parece não poupar ninguém, chega-nos a notícia de uma gestão que, avaliada pelo Ministério Público Federal, recebe a honraria da transparência de suas contas e da certificada probidade de seus atos.
Não há o que contestar, apenas o que comemorar. Esperantina, cidade onde escândalos de malversação do dinheiro público, de obras superfaturadas no passado, de cortiças densas de fumaças encobrindo negociatas de seus representantes e de incontáveis problemas sociais advindos da incapacidade administrativa de muitos, enfim tem a atual gestão reconhecida por aquele que comumente é o pesadelo de quem gerencia o dinheiro público: o MPF.
Eis o certificado OFICIAL e INDUBITÁVEL de que esta gestão deve ser melhor aproveitada pela comunidade.
Bravo. Bravíssimo!