Entrevista com Francisco Passos

Entrevista com Francisco Passos um dos grandes radialistas de Esperantina que atualmente mora em Brasília ele que foi um dos pioneiros do Rádio em nossa cidade.

PORTALESP – Seu nome completo?
FRANCISCO PASSOS – Francisco das Chagas Passos

PORTALESP – Quantos anos você trabalhou na rádio Voz do Longá?
FRANCISCO PASSOS – 04 anos

PORTALESP
– Como foi o início no rádio?
FRANCISCO PASSOS – Foi maravilhoso pois tive uma experiência que me fez vencer na vida e me tornar uma pessoa bem relacionada com a população e com os profissionais da área de comunicação.

PORTALESP – Quem lhe influenciou?
FRANCISCO PASSOS – Na verdade eu desde criança tinha esse dom e sonho de poder estar em emissora de rádimo e me expressar através de um microfone onde muitas pessoas estariam me ouvindo, pois fiz e faço comunicação de rádio com muito amor.

PORTALESP – Quando você saiu de Esperantina?
FRANCISCO PASSOS – Em setembro de 1995 foi o ano que sai de Esperantina. Fiquei triste e foi difícil porque teria que deixar minha família e ir para uma cidade grande em busca de sonhos e objetivos. Sabia que ia enfrentar dificuldades mas por outro lado sabia também que ia me tornar uma pessoa mais experiente e encontrar um mercado de trabalho que me desse mais oportunidade e uma de vida melhor.

PORTALESP
– Em que você trabalha atualmente?
FRANCISCO PASSOS – Eu trabalho em eventos, tenho uma empresa prestadora de eventos onde trabalhamos com fotos, filmagem, edição e cerimonial. Também estou cursando faculdade de engenharia de segurança no trabalho aqui no Distrito Federal.

PORTALESP – Você sofreu alguma discriminação por ser nordestino?
FRANCISCO PASSOS – Graças a Deus não, pois sempre fui bem tratado aqui em Brasília, inclusive tenho um bom relacionamento com pessoas do DF, sul do Brasíl e até clientes de outros países e nunca fui discriminado por ser nordestino, pois tenho é orgulho de ser nordestino e especialmente da minha querida Esperantina, quando me perguntam de onde sou, antes de responder eu explico as riquezas e maravilhas que nosso Piauí tem e ainda convido as pessoas a conhecer novo povo humilde e trabalhador.

PORTALESP – Como é viver em Brasília?
FRANCISCO PASSOS – Viver em Brasília hoje é bastante proveitoso pra quem mora qui há um bom tempo, hojse se tivesse que sair de Esperantina pra morar aqui eu não teria mais essa coragem, Brasília ainda é um lugar para se viver profissionalmente e adquirir conhecimentos, mas para enfrentar a vida aqui não é fácil, vou começar pelo trânsito que ultimamente são engarrafamentos gigantescos, muito barulho, assaltos e homicídios são constantes,  hospitais lotados e pra quem não tem emprego o mercado não anda bem, o custo de vida aqui é muito caro, pra quem mora de aluguel por exemplo, morar em uma casa de dois quartos de classe média o valor dependendo da cidade fica em torno de R$ 600,00. Brasília a tempos atrás era uma cidade maravilhosa para se morar, mas o governo aqui está recebendo milhões em investimentos para os próximos anos devido a copa do mundo de 2014 e as coisas vão ficar melhor é o que eu espero.

PORTALESP – De que você tem saudades?
FRANCISCO PASSOS – Tenho saudades das coisas boas de Esperantina, há tempos bons que não consigo esquecer por exemplo fazer o programa “Musical Show 1.500” na rádio Voz do Longá, jogar bola na AABB, ir ao estádio assistir a nossa seleção jogar, passear nas praças, ir a Cachoeira do Urubu, as festas, tomar caldo de cana e tantas outras maravilhas que se for citar aqui vou escrever muitas. Agora saudades mesmo tenho é das pessoas maravilhosas daí que são muitas, não vou citar nomes pois são muitas.

PORTALESP – O que precisa para Esperantina melhorar?
FRANCISCO PASSOS – No meu ponto de vista o que Esperantina precisa é a força de vontade de muitos políticos, acredito agora com a administração do Chico Antonio as coisas possam se tornar diferentes da pra se ver que aos poucos a cidade está voltando ao normal, e torço pra que a saúde, a educação, o esporte o trabalho, a segurança e agricultura possam ser prioridade para os governos.

PORTALESP – Tem planos para voltar a sua cidade natal?
FRANCISCO PASSOS – Planos para voltar tenho sim, quando realmente for o momento certo, hoje estou casado, trabalho e já sou bastante relacionado aqui em Brasília mas no momento estou dando o melhor para a minha família e jamais de forma alguma esqueço minha querida Esperantina.

PORTALESP – Considerações finais.
FRANCISCO PASSOS – Quero agradecer a você João Filho por ter me convidado a conceder essa entrevista ao PORTALESP, pois afirmo com toda segurança que sou um internauta que todos os dias sempre estou acessando o seu site. Quero desejar a todos os esperantinenses que moram aí e aqueles que estão distantes o meu abraço e desejar sucesso e felicidades a todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.