Piauí terá a 1ª Paraolimpíada e quer reunir mais de duas mil para-atletas
A 1ª Para-olimpíada do Piauí foi lançada nesta terça-feira (29) e pretende reunir mais de 2 mil para-atletas no Estado. Os jogos irão acontecer de 31 de maio a 8 de junho em Teresina.
O secretário Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Helder Jacobina, informou que o evento terá apoio da Vale do Rio Doce que captou mais de R$ 190 mil com contra partida do governo.
“A expectativa é reunir para atletas da grande Teresina que reúne 20 municípios”, afirmou Helder Jacobina.
O governador Wilson Martins e o presidente da Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), José Gomes, o presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paraolímpico Brasileiro, José Afonso da Costa, participaram do lançamento.
A iniciativa da paraolimpíada é da Seid. Segundo Helder Jacobina esta foi mais uma forma de trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência no Piauí. “O evento irá demonstrar potencial que cada pessoa com deficiência pode alcançar, na superação de seus limites”.
Serão onze modalidades esportivas: Futsal, Futebol (Futebol de Sino), Natação, Atletismo, Badminton, Basquete (Basquete em Cadeira de Roda), Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Handball, Tênis de Mesa e Tiro Esportivo. Na programação da 1ª Paraolimpíada também vão acontecer competições com modalidades de exibição, como: Capoeira, Judô, Ciclismo, Rapel, Canoagem e Esgrima.
O objetivo da Seid é tornar a Paraolimpíada um evento esportivo permanente. Para isso a deputada estadual Rejane Dias apresentou um projeto de lei, na Assembléia Legislativa, que coloca os Jogos Paraolímpicos do Piauí no calendário anual de eventos do Estado.