Mandato da prefeita de Luzilândia será julgada pelo TSE terça-feira

A prefeita Janaína Pinto Marques, exerceu dois mandatos consecutivos no cargo de prefeito do Município de Joca Marques/PI, em 1996 e 2000, e foi também eleita e reeleita ao mesmo cargo no Município de Luzilândia/PI, em 2004 e 2008.

Logo depois José Aguiar Marques e Carlos Alberto de Aguiar Garcia, candidatos, respectivamente, aos cargos de prefeito e vice-prefeito do Município de Luzilândia/PI, nas eleições de 2008, ajuizaram recurso contra expedição de diploma contra Janainna Pinto Marques e Alberto Jorge Garcia de Carvalho, prefeito e vice-prefeito do município, e Maria de Jesus Ribeiro Pinto Marques, representante da Coligação PTB/DEM.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por maioria, rejeitou a preliminar de intempestividade do recurso e, por unanimidade, rejeitou as demais preliminares. No mérito, por maioria, deu provimento ao recurso, para cassar os diplomas dos candidatos recorrentes e determinar a realização de novas eleições, com a manutenção deles no cargo até julgamento final pelo Tribunal Superior Eleitoral, e esse julgamento final deverá acontecer na noite da próxima terça feira (05 de abril).

Depois, no dia 1º de dezembro de 2010 o Tribunal Superior Eleitoral, através de Decisão Monocrática do Ministro Arnaldo Versiani confirmou a cassação da prefeita de Luzilândia e seu vice e os mesmos impetraram o que pode ser o último recurso que ainda cabia naquela Corte, um Agravo Regimental.

Na tarde de ontem, sexta-feira (01 de abril), citado recurso foi encaminhado para ser colocada na pauta de julgamento do Pleno do TSE, na próxima terça feira(05.04). Isto acontecendo a prefeita ainda permanecerá no cargo por cerca de 10 dias aguardando a publicação do Acórdão.

Levando-se em conta o ocorrido com outros prefeitos itinerantes, como o de Campo Maior-PI e o de Tefé no Amazonas, Janaínna deverá deixar a prefeitura e recorrer fora do cargo ao Supremo na esperança que aconteça com ela o mesmo que aconteceu com o prefeito cassado de Valença-RJ. Ocorre que, de acordo com as últimas manifestações do Supremo Tribunal Federal através de pelo menos cinco de seus Ministros, já demonstrou que é desfavorável aos prefeitos itinerantes. Pelo visto, haverá nova Campanha Eleitoral em Luzilândia nos próximos dias.

Com informações do luzilandiaonline

Sem comentários
  1. sarah diz

    nao sabe governar um municipio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.