Tudo pronto para a Paixão de Cristo no Piauí

O espetáculo Paixão de Cristo, encenado há 16 anos no Teatro Cidade Cenográfica de Floriano-PI, terá em seu elenco principal os atores Luciano Szafir e a Miss Brasil Débora Lyra, interpretando o governador da Judéia (Pôncio Pilatos) e Salomé. Eles subirão ao palco nos dias 22 e 23 de abril, enquanto o ator Thiago Fragoso assumirá o papel de Herodes no dia 23.

Também na montagem de 2011 os atores e atrizes locais: Francisco Roberto Júnior, que interpreta Jesus há 16 anos; Fátima Marques, que fará Maria; e os destaques do Escalet, Alisson Rocha como João Batista, Iraci Costa como Cláudia, e Nilson Ferreira, que interpretará Caifás.

Este ano a novidade fica por conta da nova estrutura que está sendo montada no Teatro Cidade Cenográfica, o segundo maior a céu aberto do Brasil, com 40 mil metros quadrados. Os palcos, que já eram grandes, vão ficar ainda maiores! Os palácios que representam a época de Cristo serão triplicados. No total são quatro cenários construídos e sete naturais.

Fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus do batismo à ressurreição, considerada a mais consagrada e emocionante história da humanidade. Estima-se que a montagem do grupo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 158 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica e praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano.

16 ANOS DE PAIXÃO DE CRISTO

A apresentação da Paixão de Cristo no Piauí começou no ano de 1995 com o desejo do ator e diretor César Crispim de revitalizar os autos-religiosos através do teatro.

Para atingir esse sonho o Grupo Escalet ministrou oficinas e seminários e, a partir daí, selecionaram o elenco para a primeira montagem. O resultado foi positivo e desde então o espetáculo já percorreu mais de 63 cidades do interior do estado e foi apresentado em festivais de teatro do Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo.

Em 2000, num ato de ousadia e esforço coletivo, o Escalet iniciou a construção do Teatro Cidade Cenográfica, que no ano seguinte passou a ser o palco oficial da encenação. Era tudo o que o Escalet precisava para crescer ainda mais e tornar a apresentação mais brilhante. Para ganhar prestígio e repercussão nacional, resolveram dar uma dimensão mais grandiosa à montagem, convidando artistas consagrados e famosos para atuar no espetáculo.

Quem visita Floriano nota logo o Teatro Cidade Cenográfica, um espaço de medidas grandiosas que reproduz, com uma aparência semelhante à árida Judéia, a Jerusalém do ano 33 d.C. Ali, em uma área com 40 mil metros quadrados, cercada por uma muralha. É assim que são apresentados os espetáculos da Paixão.

O Teatro Cidade Cenográfica é a sede do grupo Escalet e também possui o Cine-Teatro Escola com sala climatizada para 150 espectadores, duas salas de aula e camarins. A Biblioteca Ailda Cunha também está instalada no mesmo local e oferece mais de dois mil livros para pesquisas, salas de informática e de vídeo, acervo de textos teatrais, CDs, fitas de vídeos e DVDs.

No mesmo complexo, encontra-se ainda o Museu de Arte Folclórica do Nordeste, com um acervo raro da história da cultura local que foi incluído no Cadastro Nacional dos Museus; e a Escola Técnica de Artes Cênicas, com curso de teatro reconhecido pelo MEC que forma 35 novos profissionais da área por ano. O Telecentro de Negócio e Informação está em fase de construção no Teatro Cidade Cenográfica e servirá como Universidade Aberta e escola de informática para a comunidade, com previsão de atendimento diário de 100 usuários.

Através do apoio do Ministério da Cultura, a cidade cenográfica foi transformada num Ponto de Exibição Audiovisual, e foi implantado um Cinema Nacional com objetivo de atender 15 mil espectadores por ano. Na programação estão Festivais de Documentários, Curta Metragem e Longa Metragem Nacional.

Parceiros do Portal ESP no especial Semana Santa:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.