Aumenta número de assassinatos por arma de fogo no Piauí

armaO número de assassinatos praticados no Piauí com armas de fogo tem aumentado com o passar dos meses, enquanto os com armas brancas estão caindo na mesma proporção. Em maio foram registrados quatro vezes mais assassinatos por disparos de armas de fogo do que por facadas, punhaladas e golpes de facão. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) para medir a violência no Estado.

Segundo o levantamento, no mês passado das 43 pessoas assassinadas em todo o Piauí, 28 foram por armas de fogo e sete por armas brancas. Em seis casos o instrumento usado era outro e em quatro crimes, até o momento que os dados da pesquisa foram coletados, a Polícia ainda não havia divulgado o tipo de instrumento.

A diferença entre o total de crimes e o item “instrumento do crime” da pesquisa se deve ao fato de que em alguns casos houve crime praticado por mais de um instrumento.

Para o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, esses dados demonstram o quanto é fácil conseguir uma arma no Piauí.  Nem mesmo as campanhas de desarmamento estão dando resultados porque só as pessoas de bem entregam as suas.

Até mesmo no interior do Estado onde antigamente a maioria dos delitos era praticada com arma branca está invertendo a situação e hoje quase todos são por armas de fogo.

A pesquisa mostra também que estas armas de fogo geralmente são usadas em atos cujo motivo é a briga pelo tráfico de drogas, rixas e vinganças entre ex-detentos. Já os praticados com outros instrumentos, em sua maioria trata-se de brigas de bares, passionais,  dentre outros.

ASCOM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.