Justiça Itinerante beneficia comunidade esperantinense

Agilidade, acessibilidade e facilidade. Essas são algumas das inúmeras opiniões de pessoas que resolveram problemas através do Projeto Justiça Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperantina e de outras instituições do município, a exemplo da Câmara Municipal e do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente que se instalou em Esperantina dia 09 de Maio com trabalhos itinerantes que foi até dia 12, numa quinta feira.

 

A Justiça Itinerante surgiu há dois anos através de uma parceria entre o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual (MPE) para facilitar a vida da população carente que vivia à mercê de uma solução para ações impetradas na Justiça. Quebrando barreiras e distâncias, as equipes de atendimentos do projeto se revezam, chegando a cidade, no caso Esperantina onde existe alguém que precisa agilizar algum processo. Mais de 200 mil atendimentos foram prestados à população pelo Serviço Itinerante da Justiça nos últimos dois anos.

 

No âmbito da Justiça realizados em Esperantina, foram resolvidos problemas desde as pequenas causas ou consensuais (divórcios, separações, retificações, suprimentos de registros de nascimento), além de 129 casamentos comunitários, indo muitas vezes até os serviços que não são da Justiça, a exemplo de solicitação de segundas vias que são feitas em cartórios.

 

Fonte: Kleber Oliveira / Revista AZ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.