Comunidade quilombola de Esperantina passará por uma avaliação MDS
Cerca de 19 comunidades quilombolas do Piauí receberão, a partir deste sábado (21), a visita dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa, Informação e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (DataUFF). A instituição, contratada por meio de licitação pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), vai coletar dados para a Pesquisa de Avaliação Nutricional.
O alvo da pesquisa serão as cidades de Assunção do Piauí, Campinas do Piauí, Esperantina e Isaías Coelho. Lá, serão 19 comunidades pesquisadas: Sítio Velho, Volta do Campo Grande, Retiro, Ponta do Morro, Capitãozinho, Vaca Brava, Serrote, Boca da Baixa, Emparedado, Olho D’Agua dos Pires (de Esperantina), Fazenda Nova, Carreira da Vaca, Umburana, Santa Inês, Morrinho, Sapé, Cipoal, Barreiras e Cabeça da Vaca. A pesquisa de avaliação nutricional será concluída em junho.
A pesquisa também vai investigar o acesso dessas comunidades aos serviços, benefícios e programas governamentais. A expectativa do MDS é que os resultados do estudo sejam divulgados em 2012. Fonte: PortalODIA