Por que a população norte piauiense não esgota a paciência com falsas promessas?

Por Francisco Mesquita

Um pai de família que não pode dar ao filho o que ele pede, geralmente trata de aconselhá-lo demonstrado que no momento, ou então de forma definitiva, não pode atender seu desejo. Entre pai e filho, nesse caso, há uma relação de honestidade e confiança. O filho trata de esquecer o desejo, ou sendo um jovem vai trabalhar para consegui-lo. Mas na política não é assim, veja, por exemplo, o asfaltamento do trecho da estrada que liga as cidades de Esperantina e São João do Arraial, de apenas 30 kms. Há anos que se fala no asfaltamento daquela estrada. E a população da região sabe disso.

 

Pois bem, na campanha para prefeito de 2008, no mês de agosto, se não estou enganado, o governador a época, Wellington Dias, acendeu a esperança da população e alimentou sua paciência prometendo num ato publico em São João do Arraial, com um grande contingente de pessoa asfaltar aquele trecho de estrada e que o dinheiro para a obra já estaria em caixa. Antes das eleições, máquinas, caçambas e trabalhadores lá chegaram e começaram a estrada. O povo da região falava por uma só voz: agora vai! Agora vamos ter asfalto! Essa região agora se desenvolve! Mas no mês de novembro de 2008, passado as eleições, as máquinas foram retiradas da obra. Em janeiro de 2009 foi recolocada parte das máquinas, e novamente o serviço foi suspenso semanas depois por conta das chuvas. Em junho daquele mesmo ano algumas máquinas voltaram trabalhar, em agosto foram retiradas novamente e até hoje não voltaram mais. A empresa contratada fez apenas parte da terraplanagem em 15 kms e  aplicação de uma fina e pequena camada de asfalto num trecho de 04 kms já chegando em São João do Arraial. Aliás, foi ridículo aquele serviço, porque o trecho de são João até Matias Olimpio, mais ou menos 20 kms, não foi incluindo no contrato de asfaltamento, e de São João até Esperantina, iniciando em São João foi feito 04 kms de asfalto, que já está esburacado, o restante ficou na terraplanagem e os outros 15 kms não teve nenhuma intervenção da empresa. Este trecho final está em estrada carroçal, quase intrafegável, não fosse uma raspagem emergencial da prefeitura de Esperantina.

 

Então veio às eleições para governador, em 2010, e lá estava no palanque da festa junina de São João, já tradicional na região, o atual governador, na época candidato a governador, pois o Wellington Dias se afastara para a eleição de Senador, e novamente reacendeu a chama de esperança daquele povo. Disse o então candidato Wilson Martins, a estrada irá ser concluída, ali mesmo estava naquele momento assinando a ordem de serviço para a conclusão da estrada e que o dinheiro não era problema. Mas dessa vez nenhuma máquina, do mês de junho de 2010 até o presente momento lá chegou para retomar a obra.

Desta feita que não tem eleição, nem Wilson, tampouco o Wellington Dias lá estiveram para testar a paciência das pessoas com a falsa promessa do asfalto, a noticia, porém, vem de Brasília, pela internet, agregando mais um personagem na história, bem votado no município, que é a seguinte: o Deputado Federal Assis Carvalho e o Senador Wellington Dias, em reunião com o Ministro dos transportes, conseguem a liberação de 2 milhões para o asfalto da estrada que liga Esperantina a São João do Arraial. Mas isso é estranho, cadê o dinheiro que existia antes, não era problema, e a obra não saiu? Mais estranho, ainda, é que nas placas fixadas na entrada de Esperantina e de São João do Arraial, em 2008, estava escrito em letras garrafas que aquela obra custava aos cofres do estado 6,9 milhões de reais, quase 7 milhões, senão estou enganado. Há três possibilidades para explicar a questão: ou este valor de quase 7 milhões, que foi apagado com tinta preta jogada nas placas, não se sabe porque e por quem, estava superfaturado, ou esses dois milhões não são suficiente nem para fazer a terraplanagem dos outros 15 quilômetros. Ou será que irão fazer mais 06 kms de asfalto e o restante ficará para as eleições de 2014? O certo é que mesmo de Brasília o Senador e o Deputado conseguiram fustigarem a paciência do povo daquela região, realimentando novamente a esperança do asfalto. Aponto duas hipóteses para explicar essa noticia: no próximo ano haverá eleição para prefeito, e a estrada fará aniversário de quatro anos que começou e esses senhores políticos podem estar se antecipando e renovando a promessa do asfalto para obter resultados eleitorais. Ou então, estão com vergonha de voltar lá na próxima eleição e por isto tentam cumprir a promessa. Mas esta ultima hipótese não pode ser verdadeira, pois lá esteve, recentemente, o Senador Wellington Dias que até recebeu um titulo de cidadão Arraialense. Talvez, agora como cidadão ilustre daquele município a promessa seja realizada!

 

É engraçado, pois o povo de São João do Arraial através de alguns de seus vereadores foi muito generoso com o ex-governador ao conceder-lhe um título de cidadão arraialense. Título este, dado em nome das suas realizações no município, que nada mais fez do que seu dever de governador, e muito, ou quase tudo que para lá enviou foi pelas políticas do governo federal e por isso recebe um titulo. Será, talvez, que o título tenha sido pela não realização da principal obra na região de São João do Arraial, o asfalto? Ou será que é para ver se ele se toca e, como filho ilustre, cumpra a promessa? Ter feito a promessa do asfalto em 2008, testemunhado a renovação da mesma pelo seu candidato a governador em 2010, os dois não cumprirem a mesma e um deles ainda ganha um título de cidadão do município beneficiado é abusar demais da paciência dos cidadãos conscientes daquela região.

 

Concluindo, essa não foi a única obra inacabada naquela região. Tem também um trecho de estrada localizado entre as cidades de José de Freitas e Cabeceira, e na mesma estrada parte de outro trecho, entre Esperantina e Luzilândia, que estão quase intrafegáveis, todos contratados, iniciados e abandonados pelas empresas; o estádio de futebol de Esperantina; e a ponte no Rio Parnaíba, em Luzilandia, para ligar o estado do Piauí ao do Maranhão são alguns exemplos de obras inacabadas. E note caro leitor, naquela região foram eleitos um Deputado Federal (Esperantina) e dois deputados estaduais (Esperantina e Luzilandia), sem falar dos vários outros deputados eleitos com votos da região, aliados do ex-governador Wellington Dias e agora aliados do governador Wilson Martins. A conclusão final, portanto, é que as obras que poderiam desenvolver a região não foram concluídas não é por falta de políticos eleitos da região, tampouco de apoio do povo, mas por falta de trabalho dos políticos, principalmente dos eleitos na região, lamentavelmente! Mas a paciência do povo um dia esgota.

 

Sem comentários
  1. Anônimo diz

    É a verdade nua e crua…
    prof. jose americo

  2. Anônimo diz

    Parabens pelo relato. . .

    Estes politicos não se tocam. . . . vim morar em uma localidade chamada Fortaleza em 1983.
    Naquele tempo eu era criança e já via as pessoas de mais idade falando nesse tal asfalto para esta estrada Esperantina – Matias Olimpio… isso já fazem 27 anos…
    e nada. . estive ai rescentemente e vi o péssimo estado de conservação em que esta estrada se encontra.

  3. Anônimo diz

    CADÊ O DEPUTADO DE PROMESSAS. AQUELE QUE NÃO FALA EM OUTRA COISA A NÃO SER NA BR 222. E OLHE QUE ELE COM TODO SEU MONOPÓLIO POLÍTICO… FAMILIA TRADICIONA… VARIOS ANOS NO PODER… PODERIA TER FEITO MUITO PELA NOSSA REGIÃO. ACONTECE QUE ELE DAR (DAS) PRA UNS CEM PUXA SACO E AI LEVA O RESTANTE NA CONVERSA…EITA ESPERANTINA!…

  4. Anônimo diz

    O deputado das promessas eu e você sabemos onde estão. Mas a pergunta é: cadê o governador do PT, presidente do PT e prefeito de S. J. do Arrail do PT. Se juntos não conseguiram imaginem….
    Professor Mesquita você vai concordar comigo. Se tivesse eleiçao para pior governador do Piauí, seria o W.DIAS. Este deixou a educação em último lugar do Piauí, era o governo do desenvolvimento (desenvolveu seu bolso), tomou emprestado de milhões para asfaltar estradas e deixou o rombo para o Wilsão pagar. Todos os órgãos publicos ficaram falidos: Detran, saúde, iapep… FEZ VÁRIAS PROMESSAS E NÃO CUMPRIU NEM A METADE. Me envergonho das pessoas que ainda brigam por um partido que esteve a frente do país e nada fez. É uma vergonha, é quase revoltante. Prefeito Lima, empreededor lute pelo seu municipio, ora bolas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.