Escolas de Esperantina são premiadas por obter notas boas no IDEB

A presença da família na escola, professores capacitados e gestão participativa, todos estes pilares foram essenciais para que as escolas da Rede Municipal de Ensino: Maria das Graças Rodrigues Coelho, Gervásio Lages, Umbelino Rebelo, Vila da Solidariedade, São Benedito, Maria Pinheiro de Castro e Maria Luiza Teles obtivesse notas acima da projetada, chegando algumas delas a atingir com os alunos do 9° ano, nota de até 3.5 como foi o caso da Escola Municipal Umbelino Rebelo.

 

Já com os alunos do 5º ano quem se destacou recebendo nota de 3.4 foram as Escolas Vila da Solidariedade, São Benedito e Maria Luiza Teles. É importante lembrar que a projeção do MEC para 2013 é uma nota de 3.4, mas estas escolas já conseguiram atingir a nota bem antes do prazo previsto.

 

Por conta desta conquista a Secretaria Municipal de Educação iniciou na terça-feira e encerrou na última sexta-feira, dia 10 de junho a programação de premiação. Na oportunidade os alunos e professores receberam medalhas e as escolas ganharam troféus e TVS. Teve ainda apresentações culturais e a divulgação das ações de cada escola em telão.

“O IDEB é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento da Educação e estamos realizando esta premiação como forma de agradecimento e ao mesmo tempo incentivando os professores, alunos e a própria família a estar mais presente na escola, pois, essa é a missão da nossa Secretaria que é zelar pelo grande patrimônio humano, a educação” disse a Secretária Municipal de Educação Vilma Amorim.

 

O IDEB é medido conforme o desempenho na provinha Brasil nos alunos do 5° ano e 9° ano, portanto, calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médio de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep.

 

O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep.

Por Carlos Araújo

4 Comentários
  1. Anônimo diz

    Por que que vc carlos Araújo não postou as fotos de todas as escolas premiadas, pelo menos uma de cada uma delas? Se não postou de todas pois não deveria postar de nenhuma, ta puxando saco é???? Ora mais…………….. rsrsrsrsrsrsrr Acho que todas deveriam esta muito bem estampadas porque não é todo dia e nem todo ano que isso acontece pelo menos aqui em nosso município, vamos valorizar……………………………. E falo sério….

  2. Anônimo diz

    Veja querido(a) internauta que postou o comentário anterior. Todas as fotos, eu digo o album completo de todas as escolas está no blog da Secretaria Municipal de Educação. Anote o endereço:
    http://educacaoesperantina.blogspot.com

    São mais de 500 fotos e esse portal não teria espaço suficiente para todas elas. obrigado, grande Abraço. AH! Não tô puxando o saco não KKKKKK, valeu…

  3. Anônimo diz

    ooo então coloca lar no portal da secretaria as fotos da unidade escolar UMBELINO REBELO ok belezaaaaaaaaa

  4. Anônimo diz

    oo tao é com medo de mustra a situação das escolas só pode é ser , meu amigo coloque as fotos da premiação na escola UMBeLINO REBELO flw vou espera ok

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.