Tambor de Crioula de São João do Arraial é destaque nacional

Mestre João Luzia
Mestre João Luzia

As festas juninas, no Piauí, têm um estilo um pouco diferente do que é visto em outras regiões do país. Em várias comunidades, é o Tambor de Crioula que dita o ritmo dos passos.

 

O trabalho duro da roça é embalado pela música. O agricultor João Luzia, de 70 anos, que não teve chance de frequentar a escola, compõe as letras das músicas de uma brincadeira que ele aprendeu com o pai e passa para filhos e netos.

 

O mestre João Luzia, como é conhecido, vive num povoado de São João do Arraial, município que fica na região norte do Piauí. Ele comando o grupo Tambor de Crioula, que reúne diferentes gerações.

 

Há dez anos, o grupo se organizou. Criaram um figurino, gravaram um CD e participaram de vários festivais em outros estados. É no período junino que eles mais se apresentam resgatando uma importante manifestação cultural do povo nordestino.

 

O ritmo é ditado por três tambores. As músicas falam de histórias do cotidiano. A dança não tem passos definidos. Cada um brinca do jeito que preferir.

Sem comentários
  1. Anônimo diz

    Morei no lugar chamado Santa Rosa e conheci o mestre João Luzia quanto eu o admiro moro em São Paulo acompanho de perto os movimentos culturais de Sao joão do Arraial lugar onde tenho amigos como Manuel Nuca Bebé Badu Raimundo Cunha e tantos outros prefeito Limaa e vice prefeito Vilma e tudo mais so tenho a admirar aquela terra por sinal bem administrada politicamente e tomara que tenha com o passar do tempo muitos JOaos Luzias para melhorar ainda mais a vida cultural daquele povo parabens São Jõao do Arraial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.