Esperantina será um dia a cidade da Cultura?

Por Chico Museu

Das fazendas e currais que foram instaladas as margens esquerda do Rio Longá. Esperantina vai completar seus 91 anos de ”idade”. Naturalmente nossa cidade já testemunhou muitas pessoas que tinham sede de cultura, ouviu muitos encantos e desencantos. Tenho certeza que desde o dia 28 de setembro de 1920, dia que se comemora oficialmente a emancipação política, muitos foram aqueles que quiseram fazer da nossa cidade referência para as demais da região dos cocais.

 

Lamentamos o esquecimento de todos para com a cultura do Retiro Da Boa Esperança. Somos o maior patrimônio dessa cidade, mas falta a nossa manifestação cultural, todos temos um potencial, só depende de nós.

 

Percebi que os esperantinenses tem vontade de fazer cultura, mas se quer existe pessoas para ouvir as idéias dos agentes culturais. Esperantina tem a oportunidade de ser a CIDADE CULTURAL DA REGIÃO DOS COCAIS, primeiro é sede do Território Dos Cocais, temos três comunidades Quilombolas,  uma ”comunidade” Cigana, descendentes indígenas, temos o movimento religioso que é muito forte, a piscicultura que é sem dúvida a mais organizada da região, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu que encanta os visitantes, ponto mais belo; e é uma das setes maravilhas do Piauí.O Rio Longá nos dar um por do sol belíssimo, temos a pedra do tapuio, várias cachoeiras, açudes históricos e casarões do século XVIII, cidade da arte e  do artesanato, exemplo disso é AMAE ( Associação das Mulheres Artesãs de Esperantina) que há mais de 20 anos vem lutando para manter uma das tradições local, sem contar as tradições ORAIS, rica e de emocionar , são histórias de cada coisa, mas faz parte da vida da gente.

 

O movimento das Quebradeiras de coco, luta de mulheres de coragem que foram à luta e hoje são reconhecidas nacionalmente. São esses pontos que serve para dar sentido a nossa cultura, não posso esquecer os Poetas de nossa cidade, os escritores, e todos os ARTISTAS que vivem no anonimato.  Somos Os Responsáveis  por tudo ou é melhor pensar que ”A CULPA NÃO É MINHA, NÃO GOSTO DISSO, QUEM TEM QUE FAZER SÃO AS AUTORIDADES.

 

Sem comentários
  1. Anônimo diz

    Parabéns Chico pela matéria, Esperantina já sediou um dos melhores festivais juninos da região, e hoje não temos nada, nem mesmo nossas belissimas quadrilhas nos representando nas outras cidades.Acho que as autoridades tem que acorda, pois cultura é juventude e nossos jovens só tem as drogas em cada esquina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.