Prefeito aumenta carga horária de professores para 50h

Uma decisão tomada pelo prefeito Luis Nunes Ribeiro Filho de Várzea Grande (PI), 210Km ao Sul de Teresina, deixou os professores da rede municipal revoltados. É que, a partir de agora, eles vão ter que trabalhar durante 50 horas por semana recebendo o mesmo valor. O anúncio da medida foi feito pela secretária de Educação do município, Josiné Josino. Ela ameaçou que, quem não cumprir a determinação será demitido.

 

“A decisão é tão absurda que, quando a secretária fez o comunicado, nós pensamos que era uma pegadinha. Onde já se viu o gestor aumentar a carga horária sem pagar o respectivo extraordinário?”, questiona o professor José Nilton de Sousa, vice-presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Várzea Grande-PI.

 

Ele explica que os servidores municipais estão amparados por leis específicas que lhes asseguram o direito de trabalhar 40 horas por semana e promete ir à justiça para garantir esse direito.

 

“O Plano de Carreira, Cargos, Vencimentos e Remuneração dos profissionais da educação do município de Várzea Grande, no seu artigo 99, prevê jornada de trabalho de 40 horas semanais. Como é que agora alguém chega e decide aumentar a carga horária sem a devida remuneração? Nós não vamos aceitar isso”, assegura o sindicalista.

 

Ele lembra que já foram feitas várias tentativas com intuito de convencer a secretária municipal de educação Josiné Josino, que é sogra do irmão do prefeito, sobre a inconstitucionalidade da medida; mas ela se mantém irredutível. “Vale ressaltar ainda que a Senhora Secretária de Educação reside em Teresina, permanecendo apenas três dias por semana em nosso município”, lamenta José Nilton de Sousa.

 

Ele falou que uma comissão de sindicalistas procurou o Ministério Público, na manhã da última segunda-feira, para comunicar o fato; mas Várzea Grande está sem promotor e o juiz que serve no município é de Teresina e acumula, além de Várzea Grande, outro município maior.

 

“Tão logo tenhamos acesso, vamos ao Ministério Público denunciar essa medida arbitrária e absurda. Os professores de Várzea Grande não vão aceitar calados medidas ditatoriais como essa do prefeito e da Secretária”, comenta o sindicalista.

 

Portal AZ

Sem comentários
  1. Anônimo diz

    Um sujeito como esse aí deveria ir era pro hospício, onde já se viu uma loucura dessas, em quanto estão tentando diminuir a carga horária de trabalho ele vem com essa idéia idiota. Isso é porque não é ele que tem que está em sala de aula ganhando uma merreca que quando chega ao final do mês não dá se quer pra pagar o que deve, e em quanto isso ele deve tá metendo amão no dinheiro público e fica agora querendo aparecer, só espero que os outros prefeitos não copiem essa idéia idiota deste sujeito. Se ele quer aparecer porque ele não vai trabalhar! Professor com esse salário de R$ 1.187,00 eles acham que estão pagando mundos e fundos de dinheiro, isso é uma pouca vergonha?!

  2. Anônimo diz

    My hat is off to your astute cmomnad over this topic-bravo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.