Sindicalista luzilandense é homenageado com nome de rua em Teresina

No dia 14 último, numa solenidade realizada no Atlantic City Clube, comemorativa ao aniversário de Teresina, o prefeito  Elmano Ferrer realizou a edição de vários decretos de denominação de ruas.

 

No Conjunto Habitacional Jacinta Andrade, a sindicalista luzilandense Maria dos Anjos Sousa Brito (Duzanjus), já falecida, foi homenageada com nome de uma rua, projeto sugerido pela advogada Ana Lucia, ex-gestora da ADH, e apresentado pela vereadora Rosário Bezerra do PT.

 

Segundo a Dra. Ana Lúcia, Jacinta Andrade foi vitima de violência e virou símbolo da luta das mulheres contra a violência. Ela foi vítima de seu companheiro, um soldado da policia militar que a assassinou brutalmente. Eles saíram no final de semana, ela desapareceu e três dias depois foi encontrada morta.

 

Como homenagem a essa mulheres guerreiras, a maioria das ruas (cerca de 30) do Conjunto Residencial Jacinta Andrade foram denominadas com nome de mulheres que foram referências nas suas áreas de atuação. As mulheres que lutaram na área sindical como é o caso da “guerreira” luzilandense Maria dos Anjos, que foi uma grande sindicalista, e exerceu vários mandatos como presidente do sindicato e contribuiu na luta da organização das  mulheres para que elas pudessem ter crédito. Hoje existe o PRONAF MULHER que é uma luta delas no meio rural e ela, Duzanjus, foi uma baluarte nessa luta além de ter uma participação política  como liderança partidária também.

 

O conjunto habitacional Jacinta Trindade tem um projeto de arborização em que a prioridade é plantar ipês roxos que é a cor que representa a luta das mulheres em todo o mundo.

 

Como gestora da ADH, a Dra. Ana Lucia na época, colocou a proposta do nome de DUZANJUS, que foi apresentada ao prefeito através da vereadora Rosário Bezerra, que é petista.

 

Também teve a participação da Secretaria de Mulheres do PT, Patrícia Maia, que fez todo o apanhado a partir dos nomes,  currículos, o histórico de vida dessas mulheres  para que a vereadora Rosário  pudesse viabilizar junto ao prefeito d Teresina, Elmano Ferrer. Os familiares de Duzanjus foram convidados e foram para Teresina para a justa homenagem.

 

A sindicalista Maria dos Anjos Sousa Brito, faleceu  às 18h45min do dia 18 de fevereiro de 2010, vítima de parada cardíaca. No Hospital de Urgência dd Teresina(HUT). Ela tinha 47 anos de idade.

 

Fonte: Luzilandiaonline

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.