Ministério Público denuncia ex-prefeito acusado de ’empréstimo fraudulento’

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Promotor de Justiça da comarca de Esperantina, Sergio Reis Coelho, denunciou por improbidade administrativa, no dia 06 de dezembro, os envolvidos no famoso escândalo dos empréstimos do Banco Matone. O ex-prefeito de Esperantina Felipe Santolia e mais 17 pessoas foram denunciados a justiça. Ação recebeu o número 0001700-97.2011.8.180050.

 

O ex-prefeito juntamente com os denunciados são acusadas de contrair empréstimos fraudulentos junto ao Banco no valor de quase 1 milhão de reais. O banco também figura como réu na ação.

 

O ex-prefeito teria falsificado contracheques e dado declarações falsas de emprego para que os “laranjas” pudessem obter os empréstimos. Todo o dinheiro dos empréstimos teria sido entregue ao ex-prefeito. As margens consignáveis foram alteradas e os empréstimos foram concedidos. Documentos comprovam que o ex-prefeito averbou margem consignável fraudulenta a cada em dos denunciados. Pelas declarações, os salários dos “secretários” foram majorados a aproximadamente R$10.000,00 quando à época o salário era de R$2.031.56.

 

O ex-prefeito recrutou para a operação inclusive as suas empregadas domestica. Foram denunciados alem do ex-prefeito Felipe Santolia, secretários e outros cargos de confiança da época.

 

Casos condenados os denunciados terão que devolver o dinheiro dos empréstimos e terão os direitos políticos suspensos por até 10 anos.

 

Por Gil Sobreira

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.