Prefeito Chico Antonio faz prestação de contas do mandato na Câmara
Na primeira sessão da Câmara de vereadores que abre o ano legislativo em Esperantina, realizada na última sexta-feira 3, o prefeito Chico Antonio apresentou sua mensagem, onde prestou contas dos 3 anos de seu mandato, relacionando as principais ações realizadas, bem como os desafios que se apresentam aos esperantinenses para os próximos anos.
De acordo com o Prefeito, a Câmara Municipal foi uma grande parceira de sua gestão, apresentando, sugerindo e votando projetos que vieram do Executivo e outros de iniciativa do próprio parlamento. Destacou também a importante atuação do Poder Judiciário, Ministério Público e demais instituições e pessoas que dividiram a responsabilidade pelo cuidar bem da cidade e de sua população.
Na área da saúde, Chico Antonio destacou a ampliação dos investimentos, na recuperação, reforma e construção de novos postos de atendimento, na oferta de serviços tanto na assistência quanto na promoção da atenção básica da saúde da população.
“A saúde sempre foi um desafio. Quando assumimos a gestão em 2009, a Prefeitura Municipal contava apenas com 3 equipes do PSF, hoje temos 11 equipes e ainda esse ano, vamos completar as 13 equipes. Naquele ano, o investimento em medicamentos básicos era em média 51 mil reais, agora em 2011, fechamos o ano com um investimento superior a 290 mil reais. Não foi a população que adoeceu mais, foi a oferta de médicos e de medicamentos que chegou a mais pessoas” avalia.
Mais professores, mais alunos, melhoreducação
Segundo o Prefeito, outro grande desafio foi à educação. Quando assumiu o município, não havia sequer merenda em todas as escolas, hoje além do aumento na quantidade de alunos que somam quase 8 mil, a rede municipal conta também com melhores instalações físicas. Chico Antonio destacou ainda a contratação e qualificação de professores, além do investimento da aquisição de mais transporte escolar, fruto de parceria com o governo federal.
“Nossa atuação na educação, graças a uma equipe tecnicamente formada e afinada no que está fazendo, conseguimos além de ampliar nossos índices de qualidade na educação, a partir da implantação de programas como o de Aceleração da Aprendizagem, com alfabetização de 3.365 alunos, reduzindo a distorção idade/série, do 2º ao 5º ano (1ª a 4ª série),mas também abrimos um canal de valorização do profissional da educação, com ações como o pagamento do Piso Nacional do Magistério, além da Gratificação de Deslocamento a todos os professores efetivos lotados em escolas da zona rural, numa distância superior a cinco quilômetros” afirma.
Mais habitação e infraestrutura
Na mensagem do Prefeito ao Legislativo, Chico Antonio enfatiza os investimentos com recursos próprios para a recuperação de estradas da zona rural e construção de calçamentos na zona urbana da cidade. Mas destaca a importante parceria do Governo Federal para a construção de casas para famílias que foram vítimas das enchentes de 2009 e que o programa, Minha Casa Minha Vida tem dado um teto digno a muitas outras famílias esperantinenses.
“Aqui, durante esses três anos, muitas famílias ou já foram contempladas, ou esperam, na certeza de que terão suas novas moradas prontas em pouco tempo. Até mesmo no conjunto Bernardo Rego, onde a situação estava difícil por que não havia previsão de investimento no abastecimento de água nem de luz, hoje, graças a Deus, as obras de abastecimento de água já começaram e estamos finalizando as negociações para a Eletrobrás instalar a energia naquele conjunto” afirma.
Tabela de pagamento em dia e resolvido o problema da previdência
O Prefeito também citou a organização da Prefeitura como fator importante para por em dia as contas da Previdência do Funcionalismo Público e da tabela de pagamento do servidor, que desde quando assumiu, nunca atrasou os salários.
“Quando assumimos essa gestão, não era só o salário que não era pago em dia. Herdamos também uma dívida de mais de 4 milhões na previdência dos funcionários, gente trabalhadora que havia descontado de seu salário para a previdência, mas que não podia se aposentar por que as contribuições não eram repassadas para o Sistema. Hoje, parcelamos todos os débitos e o Esperantina-Prev tem mais de cinco milhões em aplicações financeiras” comemora.
Ao final da mensagem, o Chico Antonio se disse feliz por ter recebido da população a oportunidade de administrar a cidade. Agradeceu o empenho de toda equipe de governo e em especial, a vice-prefeita, a professora Soraya Medeiros, por ter sido além de responsável pela administração, mostrou-se solidária nos momentos que ele precisou.
“Não só à equipe que esteve e está comigo durante esse tempo, mas agradecer especialmente à dona Soraya, por ter dividido comigo a responsabilidade desse governo, por ter sido solidária quando sempre precisamos e que na gestão, não são raros os momentos que precisamos de solidariedade. Nunca dissemos que seria fácil, mas temos a garantia de dizer que até agora, o que podia ser feito, foi feito e a população pode provar com as ações que, de forma direta ou indiretamente,têm sido colocadas à disposição da comunidade” finalizou.