O universo feminino
“Nunca se viu na história da humanidade, conquistas profissionais e pessoais tão significativas para as mulheres, quanto nos dias de hoje,” escreveu o jornalista João Carlos Caldeira. “Segundo recente pesquisas divulgadas pelo IBGE e pela Catho, de cada 100 novas vagas de trabalho abertas no mercado, 70 são conquistadas pelas mulheres. Pesquisas demonstram que os rendimentos salariais, na sua grande maioria, foram equiparados aos dos homens. Quase 40% dos lares brasileiros, tem como chefe de família uma mulher.
As mulheres sobem mais rápido na carreira: são promovidas três anos antes que os homens. Com machismo ou sem, gostando ou não, por força das circunstâncias ou por sua incompetência, o homem vem perdendo espaço para a mulher. O homem que sempre foi dominado pelo encantamento e pela sutileza da alma feminina, vê-se di ante de uma mulher economicamente independente e por esse motivo, ainda mais poderosa. Institutos contratados por grandes empresas, revelam que nada mais nada menos que 80% de todas as compras, de todos os produtos, são escolhidos ou definidos pela opinião feminina. Quando que a duas décadas atrás se imaginava uma mulher na Presidência da República?
Quando poderíamos imaginar uma mulher nos campos de batalha de um exército, numa oficina mecânica ou dirigindo uma empresa? Alguns pobres e despeitados do sexo masculino, podem até afirmar que toda essa independência também trouxe outros problemas para as mulheres, como a perca da feminilidade ou o distanciamento da condição materna e até mesmo a dificuldade de encontrar homens dispostos a se sujeitarem a uma vida de Amélia. Pode até ser, mas a verdade é que a mulher esta aí, nos atropelando e nos esmagando com o um rolo compressor. E nós, pobre de nós, parecemos estrelas cadentes a vagar pelo infinito céu azul, quem sabe em busca de algum planeta onde possamos um dia, voltar a reinar novamente.
Que Deu abençoe o universo feminino e que consigam realizar todas as transformações que os homens, em sua sabedoria suprema, não conseguiram em milhares de anos.