Médico de Curitiba(PR) ministrou palestra em Esperantina sobre prevenção da saúde

Alguns sonhos aparecem em várias culturas e em vários momentos da humanidade. Um sonho comum é a fonte da juventude. Quem não gostaria de manter o corpo, as emoções e a mente sempre jovens?

 

Com o Tema: “Os Pilares da Saúde e Longevidade” o médico Paranaense, o cardiologista Dr. Mário Fernando de Camargo Maranhão, ministrou duas palestras para educadores de Esperantina, a primeira na quinta-feira à noite e a segunda na sexta-feira pela manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 

Dr. Mário Maranhão que está no Piauí pela primeira vez onde cumpre uma agenda com palestras além de Esperantina, na capital piauiense-Teresina, neste final de semana no Rio Poty Hotel disse sentir-se muito feliz por ter a oportunidade de dividir seus conhecimentos com a população desta cidade e assim contribuir para uma boa saúde do esperantinense.

A Prefeitura de Esperantina por meio da Secretaria Municipal de Educação disponibilizou toda sua estrutura para a realização do evento que contou com um grande número de pessoas na plateia incluindo educadores do município e outros membros da sociedade.

 

Nas duas palestras proferidas, Dr. Mário falou sobre as principais doenças que afetam a humanidade, onde originam na má nutrição, maus hábitos de vida como sedentarismo e estresse. Segundo ele, a longevidade com saúde baseia-se grosso modo, em três pilares fundamentais: Alimentação, Atividades físicas e Felicidade.


Durante o evento foram mostradas estatísticas a exemplo da World Health Oganization ao constatar que atualmente 30% da população global não pratica nenhum tipo de atividade física. O sedentarismo está associado a 3,2 milhões de mortes anuais, sendo 2,6 milhões em países pobres e em desenvolvimento, além de 670 mil óbitos prematuros (pessoas com menos de 60 anos de idade).

 

Dr. Mario defende que o ser humano deve praticar sempre atividades físicas mesmo que seja um simples trabalho doméstico que possa exercitar sua musculatura, além de manter uma alimentação saudável à base de frutas, verduras e legumes, assim, vida saudável, exercício físico, existência sem estresse têm sido a palavra de ordem na clínica médica de Mário Maranhão e nos hospitais em que o mesmo atende.

 

Conhecido internacionalmente Dr. Mário Maranhão tem um currículo invejável. Além de cardiologista o médico lecionou na Universidade Federal do Paraná e Universidade Católica do Paraná. Dr Mário Maranhão presidiu ainda a  Federação Mundial de Cardiologia, uma ONG com sede na Suíça com repercussão universal pelo amplo trabalho que realiza na disseminação de conhecimentos  em favor da prevenção da  saúde humana, tendo  como alvo médicos e  a população geral. Ele também foi Presidente das Federações Brasileira, Interamericana e Federação Mundial de Cardiologia e é atualmente Consultor da Organização Mundial de saúde – OMS, e fará parte da equipe que vai coordenar no setor da saúde os jogos da copa do mundo de 2014 no Brasil.

 

Vale ressaltar que o professor esperantinense Raimundo Fortes que por muito tempo residiu em Curitiba e atualmente é Coordenador da Secretaria Municipal de Educação foi quem intermediou a vinda do médico Dr. Mário Maranhão de quem é amigo, à Esperantina.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.