OPINIÃO DO LEITOR: O stress dos insatisfeitos
Não era mais para tratar desse tema aqui. Mas a população, as pessoas que usam os serviços da prefeitura precisam saber com detalhes os motivos da demora para resolver esse impasse, tanto de quem oposita, quanto de quem situa. Está criando um ambiente de animosidade entre servidores públicos e usários dos serviços, cada qual com suas razões. De seu lado, a administração, continua com sua posição irredutível até que o movimento seja julgado. Se o julgamento for favorável aos servidores aí, dar se a um jeito de atender. Sendo então assim, porque não buscar esse jeito já antes do julgamento? Diga-se de passagem, “sem afirmações”, como diz um velho comunicador em frequência modulada da cidade.
Nosso papel
Daqui do nosso canto, a gente observa a movimentação e percebe o clima de stress instalado no ambiente público da cidade, um clima tão pesado que sobra até para nós que fazemos parte da imprensa local. Pois não é que tem liderança político-partidária que não consegue nem ler o que se escreve e ocupa seu tempo em cima do trio de teclas num quarto sombrio de sua residência para xingar a mídia? Ora, com o dinheiro que tem e que ganha para fazer isto, o colegiado que se julga oposição pode e muito bem montar um sistema de comunicação para esclarecer a população sem precisar que a mídia convencional se torne panfleto da posição dele. A prefeitura deve também fazer sua parte e o povo ganha com isso.
Todos nós
O município de Esperantina é de todos, todos são responsáveis e merecem saber, como é gasto o orçamento de grana/ano. Isso é verdade, todos precisam saber que cada servidor tem descontado um dia de salário por ano, formando um montante que vai para federações, confederações e sindicato. Isso é lei e todos precisam saber. Os que não sabem é só fazer as contas, observando quantos são os servidores e quanto custa o dia de trabalho de cada um. Diga-se de passagem que todos os servidores municipais tem seus vencimentos pagos no dia certo e em muitas datas, antecipadas por algum motivo benéfico.
Analogias
Se analisarmos o raciocínio á luz da política de Esperantina nos tempos atuais, mesmo àqueles que nem fazem parte da elite partidária, mas, mesmo assim mete o nariz onde é e onde não é chamado, o assunto tratado neste espaço, percebemos que tudo pode ser comparado, desde que fique claro que nem todas as tratativas da política sejam lixo, mas aquelas que são podem ser elas devem ser bem acomodadas em locais seguros e tudo muito bem amarrados, senão já viu o que acontece…