Manifestantes vão às ruas para a Marcha da Maconha Teresina

Manifestantes se reunirão na tarde deste sábado (02) na Praça da Liberdade para realizar a Marcha da Maconha Teresina. A concentração acontece às 14h, com saída marcada para 16h20 seguindo pela Avenida Frei Serafim até a Avenida Miguel Rosa. A manifestação, organizada pelo Coletivo Marcha da Maconha Teresina, espera reunir usuários e simpatizantes à idéia de informar a população sobre o uso de drogas.

A Marcha vem sendo organizada há seis meses com intensa mobilização pela internet. De acordo com um dos organizadores da manifestação, o estudante de publicidade Pedro Victor, mais de 400 pessoas aderiram ao movimento através das redes sociais. “Estamos fazendo a divulgação através da internet e pelo boca a boca, além de 12 mil panfletos que distribuímos em festas e nas universidades de Teresina”, explica.

Segundo Pedro, a marcha não visa o incentivo ao uso de drogas e o principal objetivo é articular o diálogo em torno do uso de entorpecentes e estimular reformas nas leis e políticas públicas sobre a maconha e seus diversos usos. “A Marcha não tem a intenção de fazer apologia ao uso de drogas e tampouco incentivar a violência. Estaremos orientando a população no sentido de desmistificar muitos mitos sobre a maconha. Lutamos por um contexto social onde possamos nos manifestar de forma livre e democrática sobre esse assunto”, enfatiza.

De acordo com o Coletivo Marcha da Maconha Teresina, será proibido o porte e o consumo de qualquer substância ilícita durante a manifestação, inclusive maconha. Segundo Pedro Victor, haverão 20 fiscais circulando durante a passeata e observando o comportamento dos manifestantes, orientando e advertindo os usuários caso haja desrespeito a essa regra.

Na última segunda-feira (28), juristas aprovaram proposta de reforma no Código Penal que descriminaliza o porte de drogas para uso próprio. O tema tem sido bastante debatido e incentivou ainda mais a realização de manifestações que incentivem a reformulação de leis e políticas que tratem do assunto. Outras capitais brasileiras, como Manaus, João Pessoa, São Paulo e Rio de Janeiro realizaram a Marcha da Maconha no último mês de maio.

 

ASCOM

Sem comentários
  1. lais diz

    Apoio plenamente… se tivesse lá ia participar também… Acredito que temos o direito de usar aquilo que gostamos desde que não prejudique ninguém, ou seja, de forma responsável. Afinal o cigarro e o alcóol que também são drogas, só são lícitas devidos os grandes empresários fabricantes, pois eles também causam danos… Tudo que é usado de forma exagerada causa dano. Apóio essa causa, liberem a maconha pra nós!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.