Semid acompanha tratamento de pessoas com deficiência
A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEMID, encaminhou nesta segunda-feira 4, mais um grupo de pessoas que precisam de atendimento no Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, em Teresina. Todos os pacientes foram diagnosticados e fizeram medições para confecção de próteses e órteses.
De acordo com a primeira dama do Município, Cleonice Carvalho, o trabalho da SEMID vem sendo ampliado a cada dia, na medida em que as pessoas vão tendo o conhecimento sobre o trabalho da Secretaria e disse que a intenção do prefeito, Chico Antonio é fazer gestão junto ao governo estadual, para instalar em Esperantina um centro de reabilitação com capacidade de atendimento para atender toda a região.
“Fazemos em média 20 a 30 atendimentos mês, que precisam ser encaminhados ao CEIR em Teresina. Hoje, trouxemos 8 pacientes que foram pré-agendados quando o atendimento móvel do CEIR, veio para Esperantina. A Prefeitura garante o atendimento e acompanha em Teresina, mas ainda é pouco, estamos fazendo gestão junto ao Governo do Estado para implantação de um centro de reabilitação onde mais serviços possam ser oferecidos” afirma.
O acompanhamento oferecido pela SEMID tem sido fundamental para pacientes como a adolescente, Rita de Cássia de 11 anos, residente no bairro Mão Santa que soube pelo rádio de devia comparecer à Secretaria para vir agendar a ida para Teresina e poder adquirir o colete apropriado para resolver seu problema de coluna, do mesmo modo, também foi atendido o senhor Francisco dos Reis, 57 anos que receberá uma prótese do pé, amputado por causa do diabetes.
Os mais de 230 pacientes que foram atendidos pelo CEIR Móvel, passarão a receber próteses, órteses e cadeiras de rodas, entre os dias 20 e 30 de junho, conforme a chegada de materiais enviados pelo Ministério da Saúde.
CCOM – Esperantina