Detentos de Esperantina fazem testes de HIV

A Secretária Estadual de Justiça do Piauí, através da Coordenação de Saúde, está realizou nos dias 01 a 02 de agosto na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, uma ação de prevenção e controle de doenças sexualmente transmissíveis.

A ação é resultado de uma parceria entre a Sejus e a Secretaria Estadual de Saúde e visa levar até à população carcerária o conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis, além de possibilitar por meio de testes rápidos o diagnóstico precoce. “O grande objetivo dessa ação é levar aos detentos conhecimentos sobre as DST’S e disponibilizar um diagnóstico precoce”, disse Karina Amorim, Enfermeira e coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.

Durante a ação foram realizados aconselhamento individual de prevenção de HIV e Hepatite B e C, testes rápidos e distribuição de preservativos e gel lubrificante.

Segundo Agatha Knitter, coordenadora de saúde da Sejus, os diagnósticos positivos são encaminhados para tratamento no Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela. “Caso haja resultado positivo, a Sejus presta a assistência necessária e encaminha a pessoa para tratamento no Hospital Natan Portela”, disse Agatha.

Fonte: Secretaria Estadual de Justiça

 

1 comentário
  1. Lysmara Pinheiro diz

    A PREOCUPAÇÃO É DEPOIS DE NOTIFICADOS ESSES CASOS DE SOROLOGIA POSITIVA QUAL A DINAMICA/ESTRATEGIA QUE A SECRETAARIA DE JUSTIÇA/PENITENCIARIA VAI TER PRA GARANTIR DE FATO O CONTROLE ADEQUADO AO TRATAMENTO COMO VISITA NO MNIMO DE 3 EM 3 MESES AO INFETOLOGISTA…EXAMES NECESAARIO COMO CD4 E CARGA VIRIAL AINDA O CONTROLE DE TDA MEDICAÇÃO…SEM FALAR DA QUESTÃO PSICOLOGIA DESTES QUE ENCONTRAM-SE PRIVADOS DE LIBERDADE….?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.