Prefeito faz balanço dos 50 dias de sua administração

O atual prefeito de Esperantina, Lourival Bezerra Freitas (PSDB), concedeu uma entrevista ao meio dia desta terça-feira (19) na emissora de rádio Meio Norte e falou dos 50 dias em que o gestor administra o município. Indagado pelo radialista Paulo  Melo, o novo gestor fez um balanço de como recebeu a prefeitura de Esperantina e como está conseguindo administrar desde o dia 01 de janeiro de 2013.

Secretarias

Questionado pelo radialista, sobre sua equipe de governo, o atual prefeito afirmou que não está com 100% de sua equipe para trabalhar durante os 4 anos de gestão e que está tentando arrumar a casa, afirmando que  recebeu a prefeitura totalmente diferente do que a gestão anterior pregava no período eleitoral, de que entregaria pro próximo gestor, a “casa” totalmente arrumada. “Ainda tem algumas coisas para ser montada como a Casa de Apoio em Teresina que será implantada entre os meses de março e maio”, disse o prefeito.

Finanças

Lourival Freitas afirmou que a antiga gestão deixo um débito com os servidores efetivos municipais num valor aproximado de 1,5 milhões de reais e que os recursos que estavam em caixa, são provenientes de convênios que só podem ser usados para determinados itens conveniados.

Salário atrasado da gestão anterior

O prefeito disse que não está fugindo da dívida, mesmo sabendo que era obrigação da gestão anterior. “Inicialmente fizemos uma proposta de 36 meses, mas não foi acatado pelo sindicato dos servidores, então propusemos o pagamento em parcela de 24 meses que será pago em ordem alfabética. Independentemente de o servidor ser ou não membro do sindicato, vamos pagar todos os salários atrasados, sejam eles, efetivos, celetistas e comissionados. Com isso, vamos ajustar um tempo de conduta com o promotor e o juiz da cidade, para podermos disponibilizar das contas da prefeitura, um valor fixo de 62 mil reais mensais para o pagamento em ordem alfabética dos servidores, achamos juntos e vamos pagar todos os salários atrasados“, concluiu o prefeito.

Celetistas

Sobre a contratação de celetistas em um possível teste seletivo, Lourival Freitas disse que no presente momento não poderá fazer isso. O motivo se dá por conta de uma ordem judicial que obriga a prefeitura integrar uma quantidade “X” de servidores concursados da gestão do ex-prefeito Zé Ivaldo que ganharam na justiça, o direito de serem reintegrados como servidores efetivos municipais. O prefeito também negou que estaria planejando derrubar a Lei das 40 horas, projeto este da ex-vereadora Vilma Amorim e sancionada pelo ex-prefeito Francisco Antônio de Sousa Filho, Chico Antônio (PT), a lei que altera o artigo 65 da Lei 1.100 de 23 de dezembro de 2009 (Plano de Cargos e Salários) que incorpora de forma definitiva o segundo turno para os Professores de vinte horas do município que tenham atuado em função de magistério pelo menos dois anos consecutivos. A lei serve de solução legal pois dessa forma não é necessária a realização de um novo concurso para professor 40 horas.

Educação

Lourival Bezerra disse que ainda há uma deficiência na educação, mas é em consequência de inicio de gestão e da burocracia. O prefeito relatou que estará melhorando junto ao secretário de educação, melhorias para a educação municipal.

Piso Salarial

De acordo com o relato do prefeito de Esperantina, a prefeitura não foi possível pagar o piso salarial do mês que janeiro, “por conta de que os arquivos dos servidores foram formatados dos computadores da prefeitura, mas parte desses dados foram recuperados“, disse o prefeito. O gestor afirmou que o piso salarial será normalizado a partir do mês de fevereiro.

Saúde

“A saúde de Esperantina é nossa maior doença“, reclamou. Lourival falou da reinauguração do consultório odontológico no povoado Lagoa Seca, além de uma equipe do PSF no bairro Fazendinha, com atendimento durante todo dia. O prefeito afirmou que irá implantar novos PFS’s em todo o município, além de novos consultórios odontológicos no município.

Lourival também disse que vai melhorar a iluminação pública tanto na cidade, quando na zona rural. O prefeito também afirmou que estará nos próximos dias revitalizando as estradas vicinais da zona rural, para o melhor tráfego dos populares das mais diversas regiões do município.

Entre outros assunto abordados, o prefeito disse que está dando prioridade às maiores necessidades do município e que a burocracia está sendo sua maior barreira.

Fonte: Revista AZ

 

Comentários estão fechados.