Apenas 1,5% dos eleitores faltosos se regularizaram junto à Justiça Eleitoral

tituloFaltam apenas 21 dias para o prazo final dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a regularização do título de eleitor, mas apenas 1,5% dos que estavam com problemas se regularizaram. Portanto, 98% dos eleitores que faltaram nas últimas três eleições precisam procurar a Justiça Eleitoral até o dia 25 de abril.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem dado alertas frequentes em relação a essa regularização. Mais de 1,5 milhão de brasileiros tem alguma pendência com o título e devem procurar o cartório eleitoral mais próximo. Caso vença o prazo, o título deve ser cancelado.

Quem tem o título cancelado acaba sujeito a outras penalidades como a obstrução em obter a carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições financeiras do governo.

Para se regularizar, o eleitor deve ir a um cartório eleitoral com um documento oficial com foto, título eleitoral, comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. A lista com o nome dos faltosos foi divulgada pela Justiça Eleitoral e pode ser acessada pela internet.

São Paulo é o Estado com o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado em 2013: 372.691 pessoas. Entre os Estados onde mais eleitores se regularizaram são Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul.

 Agência CNM

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.